logo RCN

Obras históricas precisam de reparos

Dois locais que fazem parte do acervo histórico de Seara foram alvos de críticas na sessão da Câmara de Vereadores por falta de conservação.

O Museu Entomológico Fritz Plaumann e a residência do entomólogo no distrito de Nova Teutônia são os principais pontos turístico do município.
Conforme relato da vereadora Enelsi Mariani (PT), no museu onde está a maior coletânea entomologista da América Latina, "há dois meses retiraram algumas abas da estrutura e está tudo jogado. Não deram sequência aos reparos". Na opinião da vereadora, o local necessita de uma reforma total. "A começar pela instalação elétrica, que é muito antiga. Hoje nem são mais permitidas instalações naquele modelo. É um perigo. Daqui a pouco dá um problema, pega fogo e corremos o risco de perder tudo".
A vereadora acrescenta que "outra coisa que me preocupa é a catalogação do que está lá. Nunca foi feita cópia do acervo para caso haja um problema e esse trabalho histórico se perca". Também ponderou sobre os registros escritos de Fritz Plaumann, que não foram traduzidos.
Com relação à residência do entomólogo, onde ainda vive a filha do estudioso, Gisela Plaumann, Enelsi Mariani ressaltou a necessidade de uma reforma total da estrutura, substituição da fiação, problemas com telhado e o desleixo com o jardim, que sempre foi um cartão postal do distrito. "Não consegui nem chegar na garagem de tanto mato que tem ali. O local onde Plaumann fazia as pesquisas está caindo. Não podemos deixar isso ruir".
Informou que buscou na capital do Estado informações que possam auxiliar o município na captação de recursos para salvaguardar o patrimônio. "Estou tentando uma reunião com o prefeito e com a diretora da Casa da Cultura há dias. Não há muita preocupação com isso". Reforçou que o assunto não pode esperar. "Fico muito preocupada, porque é um assunto urgente".
Explicações
O prefeito Kiko Canale disse à reportagem do Folhasete que os problemas apresentados são pontuais e de procedência normal. "Nenhuma das estruturas apresenta problemas graves. Alguma deterioração por causa do tempo. São construções antigas". Justificou que "o Museu, por exemplo, fui eu que pintei em 2007 e dez anos depois não foi feito nenhuma melhoria, em nenhuma janela e nenhuma porta. A casa do Plaumann é questão de manutenção normal. Na próxima semana terá um servente contratado para atuar lá. Faremos um levantamento do que precisa ser feito e vamos providenciar".

Alerta na segurança pública Anterior

Alerta na segurança pública

Cartilha do Vereador é entregue nas escolas Próximo

Cartilha do Vereador é entregue nas escolas

Deixe seu comentário

Geral