logo RCN

Poços vão receber tratamento

  • - Cadastramento das SAI e SAC começam dia 27 de fevereiro

Reservatórios de água da cidade e interior precisam ser cadastrados

Garantir acesso à água potável de qualidade. Esse é o objetivo da mobilização em Seara e no Estado de Santa Catarina em torno do cadastramento de poços artesianos, cisternas ou fontes modelo caxambu, toda e qualquer forma de abastecimento de água das unidades familiares tanto no perímetro urbano quanto rural.

Conforme a Vigilância Sanitária de Seara, serão cadastrados no SISAGUA todas as chamadas Soluções de Abastecimento Individual (SAI) e Soluções de Abastecimento Coletiva (SAC) para recebimento do hipoclorito de sódio 2,5%, um composto químico que faz a desinfecção e também a prevenção às doenças de transmissão hídrica entérica.

A Vigilância fará a distribuição gratuita do hipoclorito de acordo com o número de famílias cadastradas por poço. Além disso, serão distribuídos materiais explicativos para manuseio e aplicação do composto. O volume será disponibilizado conforme o quantitativo de unidades de água cadastradas. O prazo para se cadastrar é até junho deste ano.

O cadastro, que iniciará em 27 de fevereiro, não é obrigatório, porém recomenda-se que a população que se utiliza dessas unidades de abastecimento faça o registro para a proteção da saúde de seus consumidores. Essa é uma questão de saúde pública, já que o risco de contaminação das águas é bastante alto e aumenta ainda mais nos períodos de estiagens. Além disso, nem todas as famílias têm condições de fazer análises clínicas frequentes e, muito menos, o tratamento adequado das águas consumidas.

Os proprietários de cada unidade devem preencher o cadastro fornecido pelas agentes de Saúde ou procurar a Vigilância Sanitária, informando o número de famílias atendidas, se há responsável técnico pela SAI e se o abastecimento de água possui algum tipo de tratamento (filtragem ou desinfecção), entre outras informações.

Atualização

A Vigilância Sanitária de Seara informou que há três cadastros feitos, todos de 2015, mas que agora terão que ser atualizados.

Anterior

Teste1

Seminário reúne produtores de Seara e região Próximo

Seminário reúne produtores de Seara e região

Deixe seu comentário

Geral