logo RCN

Preocupação com chuvas irregulares

Altas temperaturas devem marcar a nova estação pelo Estado

O Verão brasileiro que começa oficialmente no próximo dia 21 de dezembro, às 18h48, será bastante quente em Santa Catarina, segundo as previsões climatológicas. Uma mostra do que vem por aí já está sendo sentida pelos catarinenses, especialmente pela população do Oeste nos últimos dias.

Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, responsável pelas informações do tempo na Belos FM, o sol chegará com tudo. “Será bem quente, com temperaturas acima do normal. Claro que estamos falando aqui de um período mais longo, de três meses, então obviamente que em alguns momentos podem ocorrer temperaturas mais amenas, que é uma característica principalmente no período da noite, porém é a exceção. A regra geral será com temperaturas bem acima do normal para esta estação”.

Com relação às precipitações pluviométricas, o meteorologista salienta que o fenômeno La Niña está influenciando o clima. “Há tendência de redução dos volumes de chuvas, principalmente dentro do Rio Grande do Sul. Entre Paraná e Santa Catarina, a gente deve ter algumas pancadas de chuvas”. Acrescenta que “a previsão é de que fique dentro do normal, mas com distribuição irregular pela característica da precipitação. Como é Verão, chove num lugar e não chove em outro. Serão as tradicionais pancadas. A tendência é que as chuvas ocorram dentro do padrão do período, mas, pela distribuição irregular, em alguns pontos deverá ficar abaixo do esperado”. As massas de ar quente deverão ser mais intensas, frequentes e com maior duração em janeiro e fevereiro.


Primavera

Sobre a Primavera, Leandro Puchalski destaca que, com exceção do mês de outubro, que teve chuvas acima da média na região Oeste, novembro ficou bem abaixo do esperado e também nesse mês de dezembro. “Então tivemos uma Primavera mais seca, com chuvas abaixo do padrão”. Já em termos de temperaturas, o meteorologista informou que “tivemos uma Primavera de normal para um pouco mais fria. Principalmente em outubro, as temperaturas não subiram tanto até por causa das chuvas. Somente agora que está sendo mais quente”.

Estado renova promessa de melhorias Anterior

Estado renova promessa de melhorias

Joseilson tem talento de sobra Próximo

Joseilson tem talento de sobra

Deixe seu comentário

Geral