logo RCN

Sábado de mobilização

Neste ano, ao contrário do que se registrava habitualmente, a procura pela vacina contra a Gripe H1N1 está significativamente maior.

A antecipação da aplicação das doses está tendo boa receptividade da população, que já nos primeiros dias de imunização lotou as unidades de saúde de Seara. Conforme a vigilância epidemiológica do município, até ontem foram protegidos cerca de 35% do grupo prioritário. 

Hoje acontece o Dia D da campanha, com horário especial de atendimento em todos os postos de saúde da cidade e nos distritos de Caraíba e Nova Teutônia, das 8h às 17h, e na EEB Raimundo Corrêa das 8h às 16h. 
A enfermeira da vigilância epidemiológica, Juliana Foralosso, justifica a formação de filas nos postos nesta edição da campanha. Segundo ela, anteriormente bastava aplicar a vacina e fazer a anotação na carteirinha que o paciente era dispensado. 
A exigência de controle aumentou, e, por isso, está gerando, além de extensas filas, transtornos com a impaciência das pessoas. "Precisamos aplicar a dose, marcar na segunda via, no cartão e digitar no controle, porque senão não recebemos mais doses, e também registrar nos relatórios. Então, estamos demorando mais e precisamos que as pessoas compreendam e tenham paciência". 
Juliana acrescenta que "se possível, o público-alvo deve procurar as unidades com bastante antecedência ao fechamento dos horários. Que não deixem para a última hora, porque, quando encerra o expediente precisamos guardar as doses adequadamente, fazer a desinfecção das salas e preparar tudo novamente para o outro período de vacinação. Temos que ter muito cuidado com isso. Seguimos normas rigorosas". Salienta que a sociedade pode ficar tranquila, pois a imunização segue até o dia 20 de maio e não estão faltando doses.
Recebem a vacina pela rede pública crianças que tenham mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, quem tem 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, quem tem doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, como doença respiratória crônica, doenças cardíacas, renais, hepáticas ou neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias. 
Recomendação
A escolha dos grupos prioritários é recomendação da Organização Mundial da Saúde. Para quem não faz parte do público-alvo haverá vacinação no dia 5 de maio junto ao Hospital São Roque de Seara.

Anterior

Cruz da Misericórdia

Próximo

Prazo vence no dia 4 de maio

Deixe seu comentário

Geral