logo RCN

Seara deve chegar a 19 mil habitantes

  • - Agentes correm contra o tempo para concluir a pesquisa

IBGE já recenseou 98% dos mais de seis mil domicílios do município.

Os trabalhos do Censo Demográfico 2022 estão 98% concluídos em Seara. A informação é do coordenador regional do IBGE, Roberto Thums, que concedeu entrevista ao Folhasete nesta semana e adiantou alguns dados obtidos pela pesquisa.

O Censo 2022 iniciou em meados de agosto. Conforme Roberto, o início do processo foi um pouco moroso na região em função da falta de pessoal, mas depois a equipe conseguiu avançar com a coleta de informações. No município já foram visitados quase 100% dos endereços. “Estamos na parte de revisão e retornando aos 200 domicílios onde a gente não encontrou os moradores para fazer as entrevistas. Aproveitamos para pedir a colaboração da população para que o morador que ainda não foi entrevistado entre em contato com a prefeitura ou com o IBGE para agendar a visita”. O telefone de contato da prefeitura é (49) 3452-8500 e da agência regional é o (49) 3442-4950.

Conforme informações preliminares do Censo 2022, a cidade de Seara conta com 6,7 mil domicílios ocupados. Se comparado a 2010, esse número representa um crescimento de aproximadamente 22%. “A questão que mais está impactando o resultado final do Censo e talvez frustre um pouco as expectativas com relação à população é que a gente tem uma redução de pessoas por domicílio. Antigamente fazíamos a conta multiplicando o número de domicílios por três, levando em consideração uma média de três pessoas por residência. Hoje podemos chegar a uma média de 2,7 pessoas por imóvel, mas o Censo ainda está em andamento. Na minha visão, o número de habitantes em Seara deve ficar entre 18,5 mil e 19 mil”, comenta Roberto Thums. Segundo a estimativa de 2021 Seara tem 17.610 habitantes, o que representaria um acréscimo de quase 8% na população. Lideranças de Seara têm reiterado que acreditam que o município tenha em torno de 20 mil habitantes, o que não deve ser confirmar.

Na região, o município de Itá está com o Censo praticamente finalizado. Em Xavantina há algumas entrevistas que precisam ser feitas e em Paial o trabalho também está concluído. A cidade de Arvoredo não pertence à Regional do IBGE de Concórdia. Até o momento, nos 16 municípios foram realizadas entrevistas em 60.185 domicílios e contadas 163.763 pessoas, restando ainda cerca de 2,6 mil domicílios que serão novamente visitados pela equipe do Censo.

A previsão da Regional do IBGE de Concórdia é encerrar os trabalhos até o dia 20 de dezembro. A apresentação oficial dos dados, porém, só deve acontecer nos primeiros meses de 2023, porque as demais regiões de Santa Catarina estão com dificuldade. Conforme Roberto Thums essa apresentação só começa a partir do momento que todas as regionais concluírem a coleta. “Por mais que eu esteja hoje com nosso trabalho adiantado, eu não consigo apresentar dados finais enquanto o Estado não terminar. E o Estado não vai apresentar até que o Brasil termine”. A Regional de Concórdia é a mais adiantada em toda Santa Catarina. “Temos áreas dentro do Estado que estão abaixo de 70% de população recenseada. E há várias unidades de Federação do país nesse mesmo ritmo”.


Trabalhos

Nos municípios que compõem a Regional do IBGE de Concórdia há cerca de 2,6 mil domicílios sem coleta de informações. Os trabalhos no momento são de mobilização para encontrar essas pessoas e concluir as entrevistas. “Quem não foi recenseado, faça esse contato para agendar a visita, porque o objetivo é entrevistar todo mundo”, destaca o coordenador Roberto Thums.

Grande festa na chegada do Papai Noel Anterior

Grande festa na chegada do Papai Noel

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Próximo

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Deixe seu comentário

Geral