logo RCN

Seara em emergência

  • - Transporte de água é feito a dezenas de propriedades do interior

Transporte de água é feito a dezenas de propriedades do interior

Seara é mais um município da região a decretar situação de emergência. O decreto foi confirmado na manhã da última segunda-feira em reunião que reuniu Executivo, Defesa Civil e lideranças de entidades locais. Conforme a Administração Municipal, os prejuízos provocados pela estiagem no milho chegam a 25%. Em valores, o município não sabe precisar as perdas.

A prefeitura está distribuindo água para 44 propriedades, tanto para o consumo humano quanto animal. Conforme o decreto assinado pelo prefeito Kiko Canale, a medida permitirá ao município ampliar a mobilização de esforços no sentido de conter os efeitos da falta de chuva. “Decidimos tomar essa medida também como forma de precaução, já que a situação vem se agravando a cada dia”, enfatizou o prefeito. O secretário municipal da Agricultura, Renato Tumelero, destacou que o município tem dificuldade de atender a demanda por água. A situação se agravou ainda mais a partir de dezembro do ano passado. “Em algumas lavouras a perda de grãos foi de cem por cento, mas na média a redução é de aproximadamente 20%”. O decreto de situação de emergência também permite ao município acessar eventuais recursos e programas liberados pelos governos estadual ou federal. Hoje três caminhões atuam no transporte de água às propriedades rurais. “Chegamos no limite de nossa capacidade. Teremos que contratar mais caminhões para distribuição de água”, explicou Tumelero. “Já são três anos seguidos de problemas. Nosso solo está perdendo a capacidade de absorção. Chove hoje e amanhã o solo já tem mais água. Temos que analisar o que está acontecendo. Propriedades que nunca tiveram problemas hoje estão sem água”, justificou.

Na cidade também há preocupação em relação ao abastecimento de água. Conforme a Casan, ainda não houve necessidade de realizar manobras. Já a unidade local da JBS/Seara Alimentos segue transportando água.

Nesta semana, as chuvas ajudaram a amenizar um pouco o quadro, mas foram insuficientes para resolver o problema.


Decretos

Vários municípios da região já decretaram situação de emergência. Além de Seara, nesta semana a Prefeitura Municipal de Concórdia, depois de reunião com instituições locais e a Defesa Civil, também aprovou a publicação do decreto emergencial.

Nova diretoria é empossada Anterior

Nova diretoria é empossada

Provas para CNH em Seara Próximo

Provas para CNH em Seara

Deixe seu comentário

Geral