logo RCN

Seara sedia Seminário Regional do setor social

  • - Simone falou sobre família e política de assistência social

Evento em comemoração ao aniversário do município

Fazendo parte da programação dos 69 anos de Seara, o município recebeu nesta semana o 5º Seminário Regional de Assistência Social da Amauc. O evento foi realizado na última quinta-feira, durante todo o dia, no Auditório Waldir Tochetto, junto À Câmara de Vereadores.

Participaram secretários, coordenadores de CRAS, equipes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), assistentes sociais, psicólogos e representantes do setor de toda a região. O destaque ficou para a palestra “Família e a Política de Assistência Social: cenário em disputa”, com Simone Dal Bello, que é assistente social de Concórdia e doutoranda em Serviço Social.

Simone destacou a responsabilização dos indivíduos e das famílias no cuidado e proteção social. Também falou sobre a concepção de família, projetos, perspectivas e conceitos. “A família vai mudando, se adaptando conforme à sociedade. Ela é uma fonte primária de socialização, mas não é a única”.

Ainda conforme a assistente social, “o objetivo foi debatermos um pouco sobre a saúde mental dos trabalhadores que atuam no Sistema Único de Assistência Social, que hoje tem uma sobrecarga de demandas, e também pensar nas realidades com uma leitura macrossocial”. Já com relação ao papel da assistência social na sociedade, Simone ressaltou que “é uma política muito ampla. Precisa ter um olhar voltado à capacitação, pois são várias demandas e os municípios devem estar estruturados para os serviços oferecidos à população”.

O evento contou ainda com uma oficina sobre o tema “A estreita relação entre o trabalho social e a saúde mental dos trabalhadores do Suas. Quem cuida de quem?”. A oficina foi ministrada pela paranaense Maria José Soares de Mendonça de Góis, que é assistente social, psicóloga, terapeuta familiar e mestre em Gestão Urbana. “A assistência social e a saúde mental são temas muito especiais e precisamos fazer uma análise de forma como estamos atuando, seja num atendimento a uma família ou a um adolescente, e repensar um pouco o papel do profissional, seja ele psicólogo, educador ou assistente social”. A terapeuta ressaltou que a saúde mental reflete totalmente na vida das pessoas. “É a capacidade de dar respostas de forma tranquila e consciente”.

Ao final do encontro foi definida a elaboração de um cronograma de ações voltadas à assistência social a ser realizado na região.

Procissão Luminosa teve boa participação Anterior

Procissão Luminosa teve boa participação

Exposição inicia na sexta Próximo

Exposição inicia na sexta

Deixe seu comentário

Geral