logo RCN

Seminário é realizado

  • - Público lotou o Centro Comunitário de Seara com pessoas da região até o Litoral catarinense

A preocupação com a vida é o ponto central do Setembro Verde.

O programa criado em Seara pelo Fórum das Entidades da Agricultura Familiar abre precedentes para diversas discussões e ações que desencadeiam a proteção ao meio ambiente e à biodiversidade.
Ontem à tarde, no II Seminário Estadual e III Seminário Municipal do Setembro Verde, realizado no Centro Comunitário de Seara sob a temática "Alimentação Saudável e Consumo Consciente", com a reflexão "Que sementes tu plantas?", a constatação de que o movimento está crescendo pelo Estado e a preocupação com a natureza tão sacrificada está crescendo. Centenas de pessoas de diferentes cidades catarinenses participaram da programação. Atualmente mais de 30 localidades já aprovaram em leis municipais a instituição do programa. Um dos principais incentivadores e divulgadores da iniciativa, o deputado Neodi Saretta, que instituiu a lei estadual que estabelece setembro como o mês dedicado a ampliar a consciência sobre a necessidade de preservação, conservação e uso adequado dos produtos e riquezas naturais, registrou sua satisfação com o desenvolvimento do programa.
Ao Folhasete, relatou que "pela representatividade do público que está aqui hoje, com pessoas de diversas regiões, inclusive próximas ao Litoral e da Serra, percebe-se a importância desse movimento. Mostra que o Setembro Verde deu certo. E é importante porque estimulou os debates sobre alimentação saudável e o consumo consciente". Afirmou que até o final do ano a meta é que 100 cidades do Estado instituam o projeto. "Com esses eventos reunimos instituições como a Universidade Federal, Instituto Federal, faculdades e escolas, demonstrando que isso realmente é relevante e faz um sentido e uma diferença".
Houve apresentação das ações desenvolvidas nesses três anos de projeto em Seara por um dos coordenadores do Setembro Verde, Valdir Magri. Em seguida dois painéis foram realizados, o primeiro tratando das sementes crioulas e diversidades com Adriano Canci, destacando a qualidade da semente natural, sob o foco na alimentação. O segundo painel tratou das sementes e produção, chamando a atenção especialmente para a redução das variedades na biodiversidade pela degradação ambiental, com o professor Ademir Reis.
O vereador de Saltinho, Lenoir Magri, participou do evento e justificou que o projeto Setembro Verde já foi implantado em sua cidade. "Queremos a partir do ano que vem fazer um trabalho em cima disso. Para nós é importante, pois mais de 80% de nosso município é agrícola. Temos que produzir alimentos de qualidade, mas cuidando do meio ambiente", enfatizou o vereador.
Aluna do IFC de Concórdia, Mainara Gabriel relatou que toda turma do sexto semestre de Agronomia participou da programação. "Este seminário é importante porque trata da agroecologia, que é também parte do nosso curso. Os nossos professores nos trouxeram para agregarmos mais conhecimento nessa área", explica a jovem estudantes.
Debate
Após ser servido um lanche natural, com alimentos produzidos pela agricultura familiar, ocorreu um debate sobre os principais pontos discutidos, que servirá para novas ações referentes à causa.

Expectativa pelo início do plantio Anterior

Expectativa pelo início do plantio

Máquinas atuam em várias frentes Próximo

Máquinas atuam em várias frentes

Deixe seu comentário

Geral