logo RCN

Setembro Verde é encerrado

A programação do Setembro Verde, promovida pelo Fórum das Entidades da Agricultura Familiar de Seara, foi concluída.

O II Seminário Setembro Verde e a Conferência Municipal da Água foram realizados ontem, no Centro Comunitário.
Um bom público participou das atividades, que contaram com quatro painéis, debate e almoço preparado pelos membros das entidades da agricultura familiar.Um dos coordenadores da campanha, Valdir Magri, destacou que diversas ações foram realizadas e outras ainda estão programadas para acontecer. "Pretendemos que a campanha se estenda durante o ano todo, mas com foco maior em setembro".
Valdir Magri acrescenta que as primeiras atividades foram o Pedágio Verde e a Jornada da Saúde. Representantes do Fórum das Entidades da Agricultura Familiar participaram do Desfile de Sete de Setembro e da Romaria de Nossa Senhora da Salette. Foi realizado ainda curso de bambu e uma trilha mistalógica.
Muitas entidades e outros municípios têm buscado inspiração em Seara para desenvolver ações de preservação, alimentação saudável e consumo consciente. "Já há vários municípios com projeto de lei para instituir o Setembro Verde", argumentou Magri. Também foram realizadas palestras em várias escolas.
Outra ação importante foi a visita ao rio Caçador e a observação dos problemas nas margens. De acordo com Magri, o levantamento demonstrou uma situação pior do que a imaginada. "A gente pensava que existiam problemas graves, mas a situação é ainda pior do que se pensava". Explicou que a intenção agora é discutir com lideranças, comunidade e a Casan a busca de soluções.
Na sequência do Seminário, Jaime Bianchi apresentou o primeiro painel com o tema "Água no contexto global - água e comércio". O engenheiro agrônomo Vilmar Comasseto comandou o segundo painel, sob o tema "Água no contexto regional". Comasseto mostrou dados de levantamentos feitos na região mostrando o uso descontrolado de água profunda e sem o devido monitoramento da qualidade. Informou que na região existem cerca de 2.500 poços artesianos, sendo 342 apenas em Seara. Muitos dos poços possuem água imprópria para o consumo. Alertou sobre a necessidade de manutenção das fontes de água e de desativação correta dos poços.
O engenheiro químico Gary Bittencurt falou sobre a qualidade da água. E para finalizar os painéis, Rosangela Cintrão abordou o tema "Água e saúde". Os participantes encerraram as atividades com um breve debate. Em todos os painéis ficou evidente a necessidade do uso racional da água, da busca de novas formas de captação e reaproveitamento. E, como enfatizou Jaime Bianchi, "cuidar da água é responsabilidade de todos".
Tema
A segunda edição do Setembro Verde de Seara teve como tema "Alimentação saudável e consumo consciente" e lema "Por que a água não é mais fonte de vida?".

Anterior

Dia do Professor

Próximo

Ano deve fechar com as contas em dia

Deixe seu comentário

Geral