logo RCN

Um mundo de tecnologia

  • - Experimentos de robótica, tecnologia e inovação foram apresentados nos dias 25 e 26

Estudantes do Senai apresentam suas criações à comunidade.

Foram dois dias de muito conhecimento, tecnologia, inovação, experiências, atividades práticas, espaço voltado à leitura e aprendizagem para quem fez parte, apresentou os trabalhos e viveu o Mundo Senai 2023 em Seara.

As atividades foram realizadas entre a quarta e quinta-feira, dias 25 e 26 de outubro, nas novas e amplas dependências do Senai, localizado junto ao CIEC, no bairro Bela Vista.
Uma feira de talentos com o melhor dos trabalhos realizados pelos alunos de diversas idades, especialidades e cursos ofertados pela instituição. Em destaque no Mundo Senai deste ano as atividades e trabalhos envolvendo robótica, tecnologia e inovação dentro da indústria e gestão 4.0.

Com o trabalho “Tecendo o futuro entre o artesanal e o automatizado”, realizado pela turma de Aprendizagem Industrial e Assistente Administrativo, os alunos demostraram as diferenças na produção de um produto de forma manual e com a produção em série através de máquinas e robôs. O exemplo utilizado foi a produção de pequenas caixas. Para os alunos, foi uma oportunidade de conhecer as novas tecnologias usadas na indústria e se aprimorar para o mercado de trabalho.

A aluna Joana Oliveira, de 16 anos, e menor aprendiz de assistente administrativo, explica que “desenvolvemos esse projeto para analisar as vantagens e diferenças de cada tipo de produção. Manualmente fizemos a construção de caixas com palitos de picolé e elas ficam diferentes umas das outra e, por outro lado, a máquina 4.0, com inteligência artificial, produziu caixas de acrílico que ficam todas iguais e em série”. Também participando do projeto, o aluno Rihan Rebelatto, 16 anos, explica que “foi muito bacana participar, pois é uma tecnologia nova para o mercado industrial e a indústria 4.0 voltada especificamente para a inteligência artificial, algo muito presente e que tende a crescer cada vez mais”.

Entre as vantagens da produção com máquinas 4.0, Rihan explica que uma delas é a contabilização de todos os materiais necessários para a elaboração de um produto, economizando tempo e matéria prima, além de entregar algo uniforme. Para o professor do Senai, Luan Sgarbossa, “a gente propôs esse trabalho para os alunos saírem da zona de conforto. Acreditamos que cada vez mais a tecnologia vai contribuir para as empresas, diminuindo custos e oferecendo agilidade”.

A supervisora de educação do Senai, Jonalda Arienti, destaca que já são mais de 2,4 mil matrículas, sendo em educação infantil, maker (robótica), aprendizagem, EJA, qualificação e educação técnica. “Temos muitos alunos que já concluíram os cursos contribuindo para as empresas e industrias de Seara e região. É muita gente qualificada e no Mundo Senai existe a oportunidade de conhecer o que há de mais moderno nas indústrias de hoje em dia”.


Direção

O supervisor de educação profissional do Senai de Seara, Chonio Renner, ressalta que “precisamos sempre estar atualizado dentro das tecnologias e daquilo que a indústria precisa”. Já para a coordenadora de Operações do Sesi/Senai de Seara, Ivana Cerutti, o evento teve como foco a divulgação e exposição dos projetos desenvolvidos pelos alunos. “O Mundo Senai é uma ação realizada em todo Estado. A gente mostra tudo o que é produzido aqui e abre espaço para a visitação das escolas e do público em geral”.

Reflexos na agricultura Anterior

Reflexos na agricultura

Mudanças ficarão para 2025 Próximo

Mudanças ficarão para 2025

Deixe seu comentário

Geral