Inverno com o fenômeno El Niño
-
- Tendência é de dias com nebulosidade na maior parte do tempo na região
PREVISÃO Estação mais fria do ano inicia no dia 21 de junho, às 11h58, com expectativa de regularização das chuvas somente no final do Inverno para início da Primavera.
Chuvas mal distribuídas e pouco frio. Esta é a previsão climatológica para a nova estação que se aproxima.
O Inverno brasileiro começa na quarta-feira, 21 de junho, às 11h58. Conforme a meteorologia, neste mês de junho a previsão é de chuva próximo da média climatológica, mal distribuída e escassa em alguns períodos. Já nos meses de julho e agosto a tendência é de aumento das chuvas no Estado, com totais mais elevados, resultando em precipitações próximas ou até acima da média climatológica. Em determinados momentos, as pancadas poderão ser mais fortes, com totais elevados em curto intervalo de tempo, com temporais com alta atividade elétrica (raios), granizo e ventania e ondas de frio. Alguns períodos de estiagem também podem ocorrer.
De acordo com o meteorologista da Belos FM, Leandro Puchalski, sob a influência do El Niño, “no início da estação fria a gente deve manter a irregularidade das chuvas, mas à medida que o fenômeno se mantém e a influência maior no final de Inverno para Primavera, a gente comece a ter um aumento nos volumes de precipitações”. De agosto em diante deverá haver mudança de comportamento, com o aumento nos volumes de chuvas principalmente no Litoral e áreas próximas. “No Oeste normalmente se tem irregularidade, porém, levando em consideração o El Niño, é provável que no final do Inverno para Primavera haja acréscimo nas chuvas”.
Nos próximos meses algumas massas de ar frio chegam ao Sul do Brasil, provocando frio mais abrangente, com formação de geada ampla em Santa Catarina. Episódios de neve podem ocorrer associados às massas de ar frio, sobretudo no Planalto Sul. No entanto, não há indicativo de frio duradouro. As massas de ar frio devem intercalar com períodos mais aquecidos. Também são esperados dias consecutivos de temperatura elevada acima de 30ºC, caracterizando veranicos que devem ser mais frequentes neste ano. Outra característica da estação são os nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade. “Em termos de temperaturas não serão frequentes e nem muito fortes as massas de ar frio, deixando o Inverno um pouco mais ameno”.
Outono
Com a chegada do Inverno, o Outono se despede. O meteorologista Leandro Puchalski destaca que “tivemos um período de irregularidade nos volumes de chuvas. Em alguns pontos do Estado houve pancadas de chuvas mais fortes, em uma ou outra região ficou dentro do normal ou até um pouco acima, mas na maior parte ficou abaixo da média”. Com relação às temperaturas, “principalmente nas mínimas ficaram acima do padrão e as máximas dentro do normal até um pouco abaixo, especialmente no mês de abril”.
Deixe seu comentário