logo RCN

Semana foi movimentada

Encerra hoje o prazo para filiações de quem deseja concorrer nas eleições municipais do dia 2 de outubro.

Em Seara, nesta semana Flavio Ragagnin, prefeito por três vezes e suplente de deputado estadual, confirmou o retorno ao PP na quinta-feira, 31, dia em que completou 66 anos. "A ideia é enfrentar as eleições que vêm por aí. Quero trazer o novo para mudar o sistema arcaico de administrar o município. As coisas mudaram e precisamos evoluir", defendeu. 
O presidente do PP de Seara, Gilberto Gonçalves, avaliou que a sigla fica fortalecida com o retorno de sua principal liderança. "Ele vem para somar junto ao nosso grupo. Passamos por uma fase de definições. Sabemos do poder que o Flavio tem nesse momento de articulações", destacou. Disse ainda que o objetivo é estar na chapa majoritária, mas não garantiu o nome de Flavio Ragagnin como pré-candidato. 
Ragagnin deixa o PSB, projeto que encabeçou há cerca de três anos. O diretório lamentou a saída, mas informou que manterá as atividades em Seara. Neudi Trevisol assume como presidente da sigla, que segue apoiando Flavio Ragagnin, caso este seja candidato a prefeito. De acordo com membros da sigla, caso contrário o PSB está aberto para negociação com todos os partidos de oposição ou situação, ou até fomentando a formação de uma terceira alternativa. O PP apresentará nomes para composição de chapa proporcional com o técnico agrícola Romar Galeli e os jovens Eder Grooders e Rafael Batisteli.
O PSD, presidido por Kiko Canale, que também é pré-candidato a prefeito, está em contato com várias legendas, trabalhando com pesquisas para definir o nome do candidato para a majoritária. A aproximação, conforme Kiko, existe com o PP, PSDB, PTB, Democratas, PPS e PR. "Não vejo problema nenhum com a volta do Flavio. Isso é questão do PP e vamos respeitar os partidos. Temos um grupo. Todos os partidos apresentam seus nomes e esse é o caminho que estamos seguindo, visando harmonia e buscando a melhor dupla para ganhar a eleição". Os partidos estão se reunindo semanalmente visando articular o acerto. 
O PR também já anunciou pré-candidatos a prefeito e vice, indicando o cabeça-de-chapa em uma dobradinha com o Democratas. O presidente Murilo Fracasso disse que não houve acerto até o momento com outros partidos. Reiterou seu nome a prefeito e do pastor Nelson Carpe da Silveira como vice pelo Democratas. "Estamos abertos para todo mundo, mas a nossa posição desde o início é de se buscar uma renovação", explicou o presidente.
Situação
Dos partidos de governo, o PMDB confirmou nesta semana, através da presidente Mari Bedin que disputará a eleição indicando o candidato a prefeito. A intenção é manter a coligação com o PDT e PT na atual aliança de governo, porém não descarta a possibilidade de apresentar chapa pura. O nome mais cotado é o do atual vice-prefeito Henrique Fabrin, mas ainda desponta do ex-secretário da Agricultura, Fredy Mueller, e dos vereadores Ladi Sgarbossa e Fábio Stocco. "Estamos encaminhando os nomes para a proporcional. Temos encontros semanais para que possamos tomar as decisões", concluiu.
Quatro secretários
Seara tem quatro mudanças no secretariado em função das eleições 2016.Simara Poganski já não é mais secretária de Assistência Social desde a quinta-feira, 31 de março. Ela assume a vaga no Legislativo ocupada até então pelo suplente Dirceu Moscon. Quem também volta para a Câmara de Vereadores é o ex-secretário do Interior, Antonio de Oliveira, na vaga do suplente Airton Fantin. Ainda deixaram os cargos de secretários Juraci Benetti (Cidade) e Fredy Mueller (Agricultura).
De acordo com o secretário da Fazenda, Ademir Verza, em reunião realizada na quinta-feira à noite no gabinete da prefeita Laci Grigolo foi confirmada a saída dos quatro secretários municipais. "Por enquanto estamos sem contratação. Os diretores das secretarias respondem por elas". 
Os diretores das secretarias municipais que pretendem concorrer nas eleições devem deixar a função três meses antes do pleito. Já o vice-prefeito Henrique Fabrin, se desejar concorrer, precisará deixar as funções quatro meses antes das eleições de outubro.
José Reinaldo Ost passa a responder pela secretaria da Agricultura, Sidinei Barossi na Cidade e Írio Casarotto no Interior. Na Assistência Social ainda não houve definição.
 

Anterior

Semana de agitação

Próximo

Política agitada em Seara

Deixe seu comentário

Geral