logo RCN

Chás que auxiliam nos tratamentos da saúde

  • - Dona Diva e o filho Fábio fazem o trabalho com zelo e muito amor

Agricultora Diva Deitos se tornou uma referência na área.

Pensando no bem -estar e numa vida de forma saudável, com total contato com a natureza, a reportagem do Folhasete conta nesta semana a história da família Deitos, de linha São Paulo, interior de Seara. A família se dedica à produção de chás é óleos essenciais.

Diva Deitos, juntamente com o filho Fabio, cultiva em sua propriedade mais de 100 variedades de ervas que podem ser transformadas em chás, óleos, hidrolatos e ervas desidratadas, entre outros produtos. “Tudo iniciou há cerca de cinco a seis anos, quando plantamos as primeiras duas mudas de hortelã e fomos multiplicando”. Diva explica que “em tudo que produzimos precisamos de muito cuidado, amor e carinho”.

Entre as ervas cultivadas na propriedade destaque para alecrim, funcho, lavanda, erva baleeira, hibisco e fada azul. “Conseguimos mudas de plantas de outras regiões também, mas tudo produzido na propriedade e de forma orgânica. Algumas demoram para se adaptar à nossa região”, ressalta Fabio.

Tendo as ervas na propriedade, o segundo passo foi a busca do processo pela transformação dos produtos em chás. “Selecionamos as ervas pela manhã e as colocamos picadas na destiladora. O processo é lento, pois preserva as propriedades das plantas, que são submetidas a uma temperatura que não pode passar de 50 graus. Após um tempo, que varia de 12 a 24 horas, ou até mais dependendo das ervas, o chá está seco e pronto para ser embalado”, salienta Fábio.

Com relação aos óleos essenciais, o sistema é parecido, mas com o método do arraste a vapor. “É necessário dois dias de sol antes de colher as ervas e colocar na destiladora. Para fazer o óleo, a água aquece e o vapor passa pelas ervas carregando as propriedades e óleos até chegar em um outro recipiente que condensa na água fria, transformando o vapor em óleo, que fica por cima com o hidrolato embaixo. Por fim, usamos um funil para separar e envasar os produtos”, esclarece Fábio.

O hidrolato é um produto que contém diversas propriedades terapêuticas e substâncias aromáticas utilizadas pelas indústrias de cosméticos, perfumaria e aromaterapia. Ele também é conhecido como água floral.

Diva Deitos contou que o “Sítio Cheiros” faz parte rota turística de Seara. O trabalho pode ser acompanhado pelo Instagram @sitiocheiros. O contato também pode ser feito pelo telefone (49) 9 9995-4942. “Muita gente de fora vem para conhecer e adquirir os produtos. Precisamos lembrar também a grande colaboração nisso tudo do meu falecido esposo Aquelino”. Os chás da família já estão sendo comercializados na Casa Colonial, na propriedade e na Feira Regional da Agricultura Familiar.

Ela mencionou ainda que a máquina destiladora foi obtida através de um projeto da Apaco, com apoio do Ministério do Meio Ambiente, PND e Humana Brasil destinado ao grupo ANAFIP. A produção é orgânica.


Benefícios

Entre as mais de 100 variedades de ervas presentes na propriedade, a família listou algumas que possuem beneficio à saúde humana. “Quando falamos em óleos essenciais, destaque para a Palmarosa que é muito boa para as mulheres, já que diminui os sintomas da TPM e da menopausa, além do hidrolato ser bom para a pele e os cabelos. Já com relação aos chás, podemos citar o hibisco, que tem propriedades diuréticas e auxilia no emagrecimento”, comenta Fábio Deitos.

Doenças podem ser evitadas Anterior

Doenças podem ser evitadas

Acima de tudo, uma missão  pela saúde Próximo

Acima de tudo, uma missão pela saúde

Deixe seu comentário

Geral