logo RCN

Alerta para novas variantes da ômicron

  • - Reunião entre o prefeito Kiko Canale e o setor da Saúde definiu ações de controle à disseminação da Covid

Secretaria da Saúde de Seara reforça a necessidade de que o esquema vacinal seja concluído. Casos da doença já estão aumentando consideravelmente e preocupando autoridades do setor

As projeções em relação a uma nova onda da Covid-19 têm sido bastante ruins para o país e a nova e pessimista condição também já está dando às caras em Seara e região. “Infelizmente, os prospectos são bem preocupantes novamente”, destaca a gerente municipal da Saúde, Luciana Maier Gagiola.
O contágio por subvariantes da ômicron já caracteriza essa nova onda. Desde o início de novembro, o Brasil vem registrando um aumento de contágios pelas subvariantes da ômicron, a BQ.1 e a XBB, mutações do vírus Sars-coV-2 que, ao longo do ano, vinham provocando o ressurgimento de casos na Alemanha e em outros locais da Europa, além da China e dos Estados Unidos.

Considerando que 70 milhões de brasileiros não completaram o esquema vacinal e os casos registrados são de alta transmissibilidade, a realidade que vem se desenhando é extremamente delicada. Luciana salienta que as pessoas com as doses da vacina em dia, mesmo que contraírem o vírus, em geral, terão atenuada a gravidade da doença, mas aquelas que não se vacinaram ou que a imunização está incompleta correm sérios riscos. “Nossa maior preocupação é com os grupos de risco, como diabéticos, hipertensos, gestantes, idosos e crianças”.

A gerente de Saúde reforça que “nesse momento quem deve se preocupar mais são os grupos com fatores de risco e imunossuprimidos. Esses deveriam já estar aderindo as medidas de proteção, a exemplo do uso de máscaras. Pessoas com sintomas gripais não devem circular sem uso de máscara. As pessoas não estão mais aderindo ao isolamento, algumas não estão nem procurando atendimento, então é provável que tenhamos muitos casos daqui em diante”.

Seara tem hoje 35 casos ativos. Há certa de 30 dias os casos estavam zerados. Também aumentaram muito as síndromes gripais na cidade. Luciana Maier Gagiola ressalta que a Dive/SC já recomenda o uso da máscara e atenção à etiqueta da higiene. Em termos de vacinação, a procura está baixa. Por isso, é necessário que a Saúde defina datas específicas para vacinação para não desperdiçar doses dos imunizantes. Para se ter uma ideia, no público de terceira dose cerca de 4,5 mil searaenses não tomaram a vacina e de quarta dose mais de oito mil pessoas não procuraram os postos de saúde para o reforço.

As aplicações são feitas no posto de saúde do bairro São João, nas terças e sextas-feiras. Hoje, inclusive, tem Dia D de Vacinação no posto do bairro São João, das 8h às 15h.
Na quinta-feira, 24, uma reunião foi realizada entre o prefeito Kiko Canale e o setor de Saúde. O município está elaborando uma proposta de decreto de enfrentamento à Covid que será discutido por todos os municípios da Amauc.


Balanço

Com 35 casos ativos de Covid no balanço divulgado ontem pela Secretaria da Saúde de Seara, o município já aplicou 16.591 vacinas de primeira dose, 16.864 segundas doses, 12.385 terceiras doses e 3.805 de quarta dose. Total de 49.645 doses. São 42 óbitos provocados pela Covid em Seara desde o início da pandemia. Neste momento há um paciente internado em função da doença.

Seara teve um óbito por Aids em 2022 Anterior

Seara teve um óbito por Aids em 2022

Um grande gesto de amor Próximo

Um grande gesto de amor

Deixe seu comentário

Geral