logo RCN

Fim das fichas nos postos

  • - Sistemática no atendimento deverá mudar

O Ministério da Saúde quer que o município de Seara implante a livre demanda nos postos.

O objetivo é evitar a limitação dos atendimentos com o atual modelo de distribuição de fichas aos usuários do sistema público de saúde.  
Nesta semana, a Promotoria de Seara deu sequência ao Inquérito Civil do qual consta a Portaria 0040. Cópia do documento foi enviada ao prefeito Kiko Canale. Na Portaria o Ministério Público requisita informações a respeito da maneira como são realizadas as consultas nas unidades de saúde, quantas pessoas são atendidas por dia e se há o interesse em implantar o sistema de livre demanda.
Para o promotor Michel Eduardo Stechinski, as filas na madrugada com o atual modelo de cotas de consultas por dia submetem as pessoas a uma situação desconfortável, além de não garantirem o atendimento à população. A Portaria sugere que o município implante também um sistema de avaliação de risco e de vulnerabilidade, possibilitando avaliar as situações de maior urgência. Conforme o promotor, diferentemente do atendimento em pronto-socorro, "a atenção básica possibilita o retorno com a mesma equipe de saúde, o acompanhamento do quadro e o estabelecimento de vínculo, o que caracteriza a continuidade do cuidado e não somente um atendimento pontual".
Michel Stechinski enfatiza que a ampliação do acesso aos serviços de saúde nos postos deve contemplar adequadamente tanto a agenda programada quanto a demanda espontânea. Atualmente, cada médico atende até sete fichas por período. A deficiência no atendimento tem sobrecarregado o pronto-socorro.
Município
O secretário da Saúde, Flávio Zolet, informou que recebeu na quinta-feira o documento enviado pelo Ministério Público. Ele informou que prestará as informações solicitadas pela Promotoria. Também deverá reunir a equipe médica para traçar alternativas que ampliem o atendimento nos postos. A instalação da livre demanda também deverá ser discutida.

Um vilão da saúde pública Anterior

Um vilão da saúde pública

Hospital ganha plantão 24 horas Próximo

Hospital ganha plantão 24 horas

Deixe seu comentário

Geral