logo RCN

Hospital ganha plantão 24 horas

  • - Atualmente seis médicos atendem no HSR

Desde o início de maio está em funcionamento o plantão 24 horas no Hospital São Roque de Seara.

Mais do que atender uma demanda da população, a ampliação garante atendimento com maior agilidade e qualidade aos searaenses e moradores da região.
Conforme o administrador do São Roque, Marcio Sottana, para implantação do plantão 24 horas houve algumas adequações. "Tínhamos plantão nos fins de semana, feriados e no período noturno. E no horário comercial trabalhávamos com o sistema de sobreaviso. A evolução foi o plantão no horário comercial, ou seja, o médico está durante todo o dia no hospital. Havia muita reclamação porque não tínhamos um profissional durante o dia. O paciente tinha que esperar até o médico vir dos postos de saúde. Outro ponto importante que mudou é para os casos de urgência, porque agora teremos um especialista no local".
Além de agilizar os procedimentos de emergência, a permanência do profissional na unidade faz com que diminuam as filas no pronto-socorro. "O compromisso dele é aqui. Isso vem para trazer mais qualidade e segurança no atendimento".
O administrador explica que não houve alteração no fluxo de atendimento. Sempre que um paciente chegar na casa hospitalar, passará por uma triagem feita pela equipe de enfermagem e receberá uma classificação de risco. "Depois, o médico vai chamar o paciente de acordo com a gravidade".
Acrescenta que o pronto-socorro hospitalar é direcionado para atendimento de urgência e emergência. "Cerca de 80% dos pacientes que hoje procuram o hospital são classificados como verdes (baixa gravidade), que poderiam ter a demanda resolvida nos postos. "Precisamos analisar isso para não sobrecarregar e o pronto-socorro não virar mais um posto. Vou fazer um relatório mensal à prefeitura para verificarmos a situação". A orientação inicial é para que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima e o hospital só em casos urgentes.
A viabilização do plantão 24 horas integra o montante de investimentos do município, que anualmente repassa cerca de R$ 3 milhões à casa hospitalar durante todo ano. Novos profissionais foram contratados para atuar, entre clínicos gerais e cirurgiões. "Tínhamos três profissionais trabalhando no São Roque e hoje estamos com seis", afirma Sottana.
Segundo o administrador, a unidade é referência na região. "O pronto socorro é para a região. Ele é referência e todos os casos de emergência vem para cá. Com a estrutura que temos é muito mais fácil de evoluir".
O secretário municipal da Saúde, Flávio Zolet, ressalta que a prefeitura será parceira da iniciativa, mas quem gerenciará o plantão é o hospital. "A grande reclamação da população era a demora no atendimento e agora será agilizado. Para nós é fundamental esse investimento e com certeza é um marco para a história do município".
União
O prefeito de Seara, Kiko Canale, o presidente da ACIS, Gilson Michaelsen e o da CDL, Josemar Paludo, também valorizaram a importância da parceria e da viabilização da ampliação do atendimento.

Fim das fichas nos postos Anterior

Fim das fichas nos postos

Desafio é ampliar atendimento Próximo

Desafio é ampliar atendimento

Deixe seu comentário

Geral