logo RCN

Incidência de insetos

A badalada estação quente, além de todos os prazeres que propicia, também provoca transtornos e perigos.

É neste período que ocorre o aumento da proliferação de moscas, mosquitos, baratas, entre outros insetos que infernizam a vida de muita gente. A explicação é que a umidade do ar e as altas temperaturas estimulam e aceleram a reprodução destas espécies. 

De acordo com o químico industrial de alimentos e atendente de unidade sanitária de Seara, Alexandro Carollo, a intensidade da presença de moscas junto às comunidades humanas determina o seu grau de sinantropismo, que é a capacidade de adaptação ao convívio humano."Significa que quanto maior o índice, maior o agravo às condições de saúde das comunidades, podendo, especialmente no meio rural ou perímetro urbano, determinar decréscimos significativos na atividade humana e na produtividade animal devido ao estresse que causa. Além disso, é o agente do transporte mecânico de inúmeros patógenos e parasitas que agravam as condições de saúde das populações humanas e dos animais domésticos". Isso nada mais é do que a capacidade de adaptação das moscas às condições ecológicas criadas pelo homem nos processos de urbanização. 
Alexandro esclarece que no Verão o aumento de calor e da umidade faz com que o ciclo de reprodução dos insetos, que vai da postura de ovos até se tornar adulto, seja mais curto. "Se o ciclo natural de um mosquito é, por exemplo, de 12 dias, nesta estação pode diminuir para seis dias. É por isso que nascem mais insetos nesta época do ano".
Salienta que "é o que acontece com o pernilongo. Já notou que as picadas são bem comuns neste período? A fêmea precisa de mais sangue para que os ovinhos - são de 200 a 400 por gestação - se desenvolvam direito. Em geral, a fêmea ataca à noite. Elas ainda se alimentam de néctar e seiva de plantas, assim como os machos". A mosca, segundo Alexandro, também se reproduz com mais velocidade nesta época. Tem o olfato muito desenvolvido e é atraída por qualquer resto de alimento úmido, principalmente aqueles que ficam no fundo da lata de lixo. "A orientação para reduzir a incidência e se livrar deste transtorno é manter o ambiente limpo, sem restos de comida, bancadas e pias sempre secas. O chão deve estar sempre limpo, sem restos de comidas".

Anterior

Seara tem nova especialidade

Próximo

Mais um foco do mosquito

Deixe seu comentário

Geral