logo RCN

Seara tem nova especialidade

Os problemas relacionados à neurologia, especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das dores que afetam o sistema nervoso são comuns entre a população, uma vez que a degeneração ou disfunção dos neurônios acaba ocorrendo com o tempo e o envelhecimento dos indivíduos.

No entanto, por mais que esta disfunção seja corriqueira, há formas de evitá-las e tratá-las. Os problemas de maior incidência tratadas pelo neurologista são as cefaleias ou dores de cabeça, distúrbios do sono, a exemplo de insônia, excesso de sono, sono não restaurador, ronco, apneia do sono, doenças cérebro-vasculares (AVC) ou popularmente conhecidas como derrames, distúrbios do movimento, como tremores, tiques e doença de Parkinson. Também são comuns demências, como a doença de Alzheimer, a esclerose múltipla, doenças musculares e de junção, crises convulsivas e epilepsias e tumores. 
A neurologia tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, irritabilidade e pânico, entre outros. No entanto, esses problemas devem ser considerados conforme sua implicação na vida de um paciente. Para tanto, o ideal é que cada caso seja avaliado e assistido por um profissional especialista na área. 
A partir de agora, os searaenses e pacientes da região têm à disposição o neurologista e neurocirurgião Carlos Wentz. O médico já está atendendo no município com a clínica instalada na avenida Anita Garibaldi. Nesta semana, o FolhaSete conversou com o profissional para conhecer apresentá-lo à comunidade. Natural de Passo Fundo-RS, Carlos Wentz concluiu sua formação em 1986. São quase 30 anos de medicina. Relatou que começou a trabalhar com a neurologia e neurocirurgia já no terceiro ano da faculdade. "Tive minha formação totalmente voltada para esta especialidade". Ano após ano, procurou aprofundar o conhecimento e acompanhou toda a evolução da medicina neste setor. 
No final de 1990, após o período de residência, mudou-se para Chapecó. "Eu instalei várias coisas novas na cidade, a exemplo da cirurgia de aneurisma cerebral, que até então ninguém fazia, e cirurgias de coluna. Na época usávamos hastes para fixar fraturas. Hoje estas hastes nem são mais usadas, foram substituídas por parafusos, então fui vendo e acompanhando as evoluções". Atualmente Carlos Wentz estava trabalhando em Maringá-PR. 
Especialização
Carlos Wentz fez vários cursos de especialização em hospitais renomados do país, como o Albert Ainstein e o Sírio Libanês, em São Paulo, e também no Rio de Janeiro. É membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED). Ele passou a atuar em Seara pelo desafio de trazer a medicina especializada para uma cidade de menor porte e por razões familiares, já que sua esposa é artista plástica no município.
Trabalho comunitário
No Brasil são cerca de 2,5 mil neurocirurgiões. Carlos Wentz conhece bem a realidade dos hospitais do país. Atuou desde os mais precários até os mais estruturados e enfatizou que em cada local sempre levou algo de positivo para seu aprendizado profissional e também como ser humano. 
Afirmou que o Hospital São Roque tem boa estrutura e que a pretensão é receber pacientes locais e de outras cidades e estados próximos. Comprometeu-se inclusive a realizar palestras específicas para diferentes públicos. O primeiro ciclo está sendo montado e deverá beneficiar todas as comunidades do interior, especialmente direcionada à terceira idade, gratuitamente, para falar sobre a saúde do idoso e a memória. Com os equipamentos que dispõe, contando com a estruturação do HSR caso haja necessidade, serão realizados procedimentos cirúrgicos de coluna, crânio e nervos periféricos, tratamentos para dores crônicas e hiperidrose (suor excessivo), exames de eletroencefalograma com mapeamento, exame de termografia.Realiza também acupuntura escalpeana. A especificidade do novo médico abrange desde a tenra idade até os idosos. Fará atendimentos diários, pois reside na cidade. "Se precisar trazer um médico para dar suporte a mais ou equipamento para algum procedimento, há como fazer. Nosso comprometimento é com o paciente e com a vida". 
 

Anterior

Capacitação é realizada

Próximo

Incidência de insetos

Deixe seu comentário

Geral