logo RCN

Mais um foco do mosquito

Em menos de um mês, Seara já registra quatro focos do mosquito Aedes aegypti, que além da dengue transmite também a febre chikungunya e o zika vírus.

Ontem a Secretaria da Saúde de Seara confirmou que equipes da vigilância encontraram larvas do mosquito em uma armadilha localizada no bairro São João. De acordo com o secretário da Saúde, Odair José Felippe, "se encontramos a larva é porque foi o mosquito que depositou e isso significa que a atenção precisa ser total, pois os focos estão aumentando e precisamos ao menos controlar a proliferação".

Na primeira semana de janeiro surgiu o primeiro foco do Aedes aegypti na área central da cidade, onde inclusive mosquitos adultos foram localizados. A partir de então um trabalho mais intenso de fiscalização, monitoramento e orientação foi iniciado. Dos quatro focos encontrados até aqui, dois foram de mosquitos adultos (centro e Bairro das Nações) e dois de larvas (saída para água bonita e bairro São João). Um caso de dengue foi confirmado, mas a pessoa contraiu o vírus fora de Seara, e três estão em análise.
O Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada. 
Prevenção
Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda; Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; Mantenha lixeiras tampadas; Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, principalmente as caixas d'água; plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água; Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana; Mantenha ralos fechados e desentupidos; Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada; Evite acumular entulho, possíveis criadouros.

Anterior

Incidência de insetos

Próximo

Verão amplia necessidade de sangue

Deixe seu comentário

Geral