logo RCN

A valorização das mulheres agricultoras

  • - Entre os mimos às mulheres agricultoras, o momento da beleza

Evento contou com palestra motivacional e atividades

O último sábado de abril foi especial para as mulheres searaenses. A Convenção das Mulheres Agricultoras reuniu um bom público na comunidade de linha Ipiranga, para confraternizar e celebrar as conquistas e a importância delas na sociedade e na propriedade rural.

 
A palestra motivacional com a psicóloga Jacqueline Zolet e a cantora Nati deixou clara a força da mulher e a sua liderança na família, nos negócios, na comunidade e em todos os lugares. Jacqueline falou sobre o autocuidado, autoestima, o tempo de qualidade para o bem-estar e lazer e a necessidade de se impor. Entre uma música e outra, a psicóloga fez várias observações que fizeram as mulheres refletirem sobre a vida, o machismo enraizado, a autoexigência, o sentimento de culpa e as doenças provenientes da mente.

Além da palestra, as mulheres também puderam desfrutar dos serviços de massagem, aferição de diabetes e pressão, esmaltação de unhas, maquiagem e confecção de cremes para mãos e rosto. As ações foram oferecidas gratuitamente pela Farmácia Seara, que há anos, cultiva a parceria com a Associação das Mulheres Agricultoras de Seara (AMAS). Conforme a proprietária e farmacêutica Paula Lazzarotto, a equipe da farmácia tem muita satisfação em estar presente. “Já tivemos mulheres que nunca tinham se maquiado e nem pintado uma unha. Precisamos mostrar a força que a mulher agricultora desempenha na família e na comunidade. E nós, enquanto empresa, temos na nossa visão e missão esse fator de pertencer à sociedade e estar presente na sociedade. Eu, enquanto empreendedora mulher, me orgulho em fazer isso”.

A agricultora searaense e moradora de linha Salete, Cristiane Pilger Tecchio, destaca a conquista do espaço feminino e a contribuição fundamental da mulher para o crescimento do agronegócio. “Eu vejo que hoje temos uma boa valorização na sociedade. Gerenciamos propriedades, o que era feito só por homens. No meu ponto de vista a mulher na agricultura promove uma atividade moderna, com o desenvolvimento e o crescimento do agronegócio e na economia. Sempre estamos presentes em cada trabalho a ser feito, cuidando dos filhos, da casa e ajudando na propriedade. Muitas ainda conseguem uma renda extra com outras atividades, como o artesanato”. Acrescenta que as mulheres da agricultura são as primeiras a levantar pela manhã e as últimas a se deitar à noite. “São aquelas que enfrentam qualquer obstáculo, de cabeça erguida, e se doam o quanto podem para ajudar”.

Conforme a presidente da Associação das Mulheres Agricultoras de Seara, Elena Berno, a entidade tem cerca de 700 associadas e é a responsável pela administração da Casa Colonial. Ao Folhasete, dona Elena agradeceu à Farmácia Seara, à Casa da Cultura, Coopase, ao grupo de artesanato e todas as autoridades, lideranças, mulheres e famílias presentes na Convenção. “Retomar o evento após a pandemia não foi fácil. Tivemos que começar tudo de novo. Mas quero agradecer muito a todas que participaram. Até o ano que vem, se Deus permitir”.


Eventos

Neste sábado a programação de aniversário de Seara prevê inaugurações na cidade e a tradicional Festa da Polenta em linha Consoladora. No domingo e na segunda-feira tem o Kerb Fest no Pavilhão de Eventos do bairro Industrial. O Fórum Empresarial que aconteceria de 8 a 12 de maio, foi remarcado para 19.

Juliano Olbermann é eleito novo presidente Anterior

Juliano Olbermann é eleito novo presidente

Morre Dr. Harry Quadros de Oliveira Próximo

Morre Dr. Harry Quadros de Oliveira

Deixe seu comentário

Geral