logo RCN

Área Azul e transporte público

  • - Propostas para execução dos estudos foram abertas na última quarta e quinta-feiras

Licitações para contratação de estudos foram realizadas nesta semana.

Duas grandes carências de Seara podem estar mais próximas de uma solução. Nesta semana foi conhecida a empresa responsável por fazer o estudo de viabilidade técnica e econômica da implantação da Área Azul. Fica pendente apenas o transporte público urbano no município.
A Soluções em Trânsito Km Zero, de Santa Cruz do Sul, fará o estudo para implantação, manutenção, operação e gerenciamento do sistema de estacionamento rotativo nas principais ruas do município. Conforme o prefeito Kiko Canale, o serviço é necessário e já vêm sendo requisitado pela população há vários anos. “O volume de tráfego e circulação de veículos é muito grande. Nós também temos a situação de que as pessoas muitas vezes vão trabalhar e deixam o carro na frente do estabelecimento ou na loja ao lado. Então, penso que é importante para poder girar principalmente no Centro e no bairro Industrial”. A empresa terá 60 dias para elaborar o estudo e apresentá-lo.
A CDL está entre as entidades que cobra a implantação do estacionamento rotativo no município. A empresa Caiuá chegou a operar o sistema entre os anos de 2008 e 2013. Com o fim da Área Azul, já que a empresa alegou déficit financeiro nas operações, várias tentativas foram realizadas para implantar novamente o serviço, mas sem resultado.
Já na questão do transporte coletivo urbano, o prefeito destaca que é algo mais delicado e polêmico. “Hoje é obrigatório pelo Tribunal de Contas do Estado que se tenha um Termo de Referência para qualquer atividade, ou seja, um estudo para a cessão de serviços públicos”. De acordo com Kiko Canale, o transporte público é importante. “Já fizemos isso gratuitamente para os idosos e estamos preparados para que aconteça, mas vai depender da viabilidade econômica. Ninguém vai colocar (o serviço) para ter prejuízo”. A empresa que ficará responsável pela elaboração desse estudo técnico terá o prazo de 90 dias para concluir os trabalhos.
O transporte público urbano foi suspenso durante a pandemia. A empresa que realizava o serviço não demonstrou interesse na renovação da concessão. Um abaixo-assinado com assinatura de moradores que reivindicam a volta do transporte foi entregue à Câmara de Vereadores e ao Executivo.

Licitações

A escolha das empresas que executarão os estudos de viabilidade está sendo realizada através de licitações. Na quarta-feira, 16, foram abertas as propostas do Processo Licitatório nº 293/2022, Edital de Tomada de Preços nº 027/2022 referente ao rotativo. E na quinta-feira, 17, foram abertos os envelopes do Processo Licitatório nº 295/2022, Edital de Tomada de Preços nº 028/2022, do transporte coletivo. Este processo está na fase de recursos.

Frigorífico completa 66 anos Anterior

Frigorífico completa 66 anos

Produção de mel deve ser menor Próximo

Produção de mel deve ser menor

Deixe seu comentário

Geral