logo RCN

Cadastramento tem baixa procura

Os eleitores da 61ª Zona Eleitoral devem comparecer ao Cartório Eleitoral em Seara para realização do cadastro biométrico.

Em apenas 15 minutos, é possível realizar o procedimento.
A biometria consiste na conferência dos dados pessoais, coleta das impressões digitais por meio eletrônico, e registro de fotografia digital. Em seguida o novo título eleitoral é impresso, assinado pelo eleitor e entregue. O procedimento pode ser agendado de forma ágil pelo site do Tribunal Regional Eleitoral - www.tre-sc.jus.br. Basta comparecer no dia e no horário escolhido portando um documento oficial com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência.
Em andamento desde 25 de maio na Comarca, somente 8% dos 29 mil eleitores dos municípios de Seara (4,04%), Itá (1,2%), Arvoredo (1,27%), Xavantina (0,61%) e Paial (0,58%) estão com os dados atualizados. No Estado, apesar de 34,5% do eleitorado já ter realizado a biometria, o comparecimento continua abaixo do esperado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. No total, 1.723.755 dos 4.995.760 eleitores catarinenses já fizeram o cadastro biométrico. A chefe de cartório, Cláudia Andreatta, informa que em Seara a capacidade é de 50 a 80 atendimentos por dia. "Quem agenda pelo site do Tribunal é atendido na hora, já os demais correm o risco de esperar, mesmo assim como é um procedimento que dura em média 15 minutos, estamos chamando as pessoas que compareçam o quanto antes", informou. Ela orienta aos eleitores que não levem crianças, pois o procedimento é individual. "Além de outros cuidados como lavar bem as mãos e não usar cremes, para facilitar a captura das digitais", completou.
Mesmo não sendo obrigatório, a orientação é para que os eleitores compareçam e realizem o cadastro no Cartório Eleitoral. Também é importante estar atento às cidades onde acontece o cadastro obrigatório. Nesse caso quem não comparecer ou não transferir o título eleitoral para a Comarca onde reside terá o documento cancelado. Isso imputa em diversas consequências que variam desde não conseguir votar, até a não liberação de financiamentos ou nomeação em caso de aprovação em concurso público.
A previsão é de que em 2018 a 61ª Zona Eleitoral já receba as urnas que aceitem o voto misto, ou seja, tanto pela identificação biométrica, através de impressão digital - como o voto manual, como já praticado nos últimos anos.

Um domingo muito especial Anterior

Um domingo muito especial

Próximo

Festa acontece neste domingo

Deixe seu comentário

Geral