logo RCN

Calor fora de época antecipa floração das plantas

  • - Cerejeiras japonesas estão completamente floridas em Nova Teutônia

Estamos ainda há mais de um mês do início da Primavera no Hemisfério Sul, mas algumas ondas de calor fora de época e o retorno da chuva neste mês de agosto fizeram com que algumas plantas e variedades frutíferas já iniciassem a brotação.

Um exemplo evidente foi registrado nos últimos dias, no distrito de Nova Teutônia, ao lado do Museu Fritz Plaumann.
Uma variedade de cerejeira japonesa, plantada pelo searaense Gedi Pierozan, atraiu a atenção dos moradores e visitantes pela bela floração. Gedi destaca que adquiriu 26 mudas da planta na cidade de Frey Rogério. "Plantei aqui próximo ao Museu em setembro de 2012 e desde o ano passado as plantas começaram a florescer". Ele enfatizou ainda que a variedade é a rosada e que a floração está um pouco antecipada. "Interessante que as árvores florescem uma vez por ano e não produzem frutos, mas deixam a paisagem muito bonita".
E não são só as cerejeiras que aproveitaram os dias com temperaturas mais elevadas para florescer. Muitas variedades frutíferas, como pessegueiros, ameixas e as parreiras, já estão brotando na região. O engenheiro agrônomo e extensionista da Epagri de Seara, Rafael Presotto, explica que "depende muito da variedade, pois no caso do pêssego, os mais precoces já florescem em julho mesmo. Logicamente que se a floração for antecipada por um calor fora de época -, ou mesmo no período certo - mas depois eventualmente acontecer uma geada no fim de agosto, por exemplo, o que ainda é comum, certamente poderá haver algum prejuízo".
O agrônomo destaca ainda que no caso da cerejeira japonesa é uma planta ornamental e que no Japão o período da floração é motivo de celebrações e eventos. "Outras árvores, como os Ipês, já estão começando a florir. Cada espécie tem a sua época para florecer, mas o clima e as horas de frio necessárias para cada planta interferem nisso também".
Orientação
O engenheiro agrônomo da Epagri de Seara, Rafael Presotto, lembra que para quem fica em dúvida sobre o momento certo para realizar a poda de determinada variedade frutífera, pode buscar orientação junto à Epagri. "Chega um determinado momento que o produtor precisa tomar uma decisão sobre fazer ou não a poda, mas estamos à disposição para as orientações mais específicas".

Seu Waldemar é mais um searaense de coração Anterior

Seu Waldemar é mais um searaense de coração

Prevenção ampliada no Oeste Próximo

Prevenção ampliada no Oeste

Deixe seu comentário

Geral