logo RCN

Cerca de 20 mil pessoas passaram pela Faeps

  • - Show da dupla Guilherme & Santiago agradou os fãs

Festa agropecuária de Seara teve grandes atrações

O segundo dia da Faeps 2023 foi dedicado à valorização das atividades agropecuárias. No sábado, 1º de abril, o Núcleo de Criadores de Ovinos promoveu o almoço à base de cordeiro, com grande participação do público.

Conforme o presidente da entidade, Euro Bedin, mais de 600 pessoas prestigiaram a programação. Sobre a exposição de ovinos, Euro destacou que animais de oito produtores searaenses estiveram na Faeps. “Sempre fazemos um rodízio dos ovinocultores que vão expor para justamente valorizar a todos”.

Durante a tarde de sábado também foi realizado o Julgamento do Gado Leiteiro. O médico-veterinário e especialista em pecuária leiteira, Angelo Roberti Neto, foi o responsável pela avaliação dos bovinos. No concurso foram avaliados apenas animais jovens com as bezerras, as novilhas e as novilhas prenhas das raças Jersey e Holandesa. Conforme Angelo, a parte mais importante de uma vaca de leite é o ubre, mas como os animais são jovens, outros atributos são considerados. “Em linhas gerais, a gente busca características que nos mostrem que ele será um bom animal leiteiro e, ao mesmo tempo, inversas ao gado de corte. Por exemplo, um bovino de leite não pode acumular carne. Tem que estar bem nutrido, mas o que ele come tem que ser revertido para a produção de leite e não para a carne. Além disso, olhamos também cabeça, pescoço, a parte de ossatura, as costelas bem arqueadas e espaçadas. Características assim nos mostram que esse animal vai ser um bom produtor de leite”. O especialista ainda comenta sobre outros aspectos observados nas vacas. “Bons aprumos, ou seja, que caminhe corretamente; um animal bem aberto na região de peito para ter maior capacidade cardiorrespiratória, e uma garupa e linha de dorso corretas e retilíneas. Um animal que dá lucro na fazenda é o que produz bem e permanece por mais tempo no rebanho”.

Na categoria Jersey ficaram com a primeira colocação a bezerra e a novilha do produtor Diego Biondo e a novilha prenha de Leocir Biondo. Na categoria Holandesa conquistaram o primeiro lugar a bezerra de Lauri Vani, a novilha de Gustavo Techio e a novilha prenha de propriedade de Simone Berno. Todos receberam cinco doses de sêmen da Select Sires, troféu e roseta. Diego Biondo e Gustavo Techio ainda tiveram seus animais classificados entre os melhores das raças Jersey e Holandesa. Cada um recebeu mais cinco doses de sêmen sexado da Alta Genetics. Na disputa final entre os dois, a bezerra de Diego Biondo conquistou o título de melhor animal do julgamento.

Segundo o médico veterinário Angelo Roberti Neto, a cada edição da Faeps os bovinos estão apresentando melhor qualidade. Essa foi a terceira vez que participou do julgamento em Seara. “As bezerras estão melhor desenvolvidas, os produtores estão melhorando alimentação e manejo, mas também melhorando a genética, onde a prefeitura faz um bom trabalho nessa parte de distribuição de sêmen e orientação”.

Também fez parte da programação da Faeps no sábado, a reunião do Conselho Deliberativo Superior da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS). O encontro ocorreu na Escola Núcleo Deolindo Zílio. Representantes de várias partes do Estado discutiram temas pertinentes ao setor, como a preocupação com a falta de grãos, a nota fiscal eletrônica rural e a questão do georreferenciamento.

Para fechar o segundo dia de Feira, o cantor Baitaca subiu ao palco principal da Arena de Shows às 20h. Ele cantou seus principais sucessos e outras músicas tradicionalistas para um público repleto de adoradores da cultura gaúcha. Baitaca também atendeu os fãs durante a tarde, antes, durante e após o show, para registros fotográficos e autógrafos.
A CCO informou que cerca de 20 mil pessoas participaram da Faeps.

Agricultura familiar

Os produtores ligados à agricultura familiar também participaram da Faeps, com grande movimentação durante todo o fim de semana no espaço reservado aos produtores.

Domingo de grande movimentação

A VII Faeps e XII Festa Catarinense da Suinocultura foram encerradas no domingo, 2, em grande estilo, com o show nacional da dupla Guilherme & Santiago. Milhares de pessoas lotaram a arena e toda a estrutura montada no CTG Seara e Pampa prestigiando a programação que iniciou ainda na sexta-feira, 31 de março.

No último dia da Feira, destaque também para o Concurso Gastronômico da Carne Suína, que contou com 34 equipes participantes. Os pratos à base de carne suína foram avaliados por um grupo de jurados e degustadores. Entre os quesitos analisados, a ornamentação do prato, cozimento da carne e, é claro, o sabor. O melhor prato foi da equipe de linha São Rafael. O segundo lugar ficou com a equipe Amigos dos Trapiches do Lago, em terceiro o Seara Grêmio, em quarto lugar linha Salete e em quinto a equipe da Frigolaste.

Na avaliação do presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, a Festa Catarinense da Suinicultura valorizou a produção local e dá ânimo aos produtores para superar os momentos de dificuldades. “Foi tudo muito bem organizado. Para produzir proteína animal precisa ter muita dedicação, cuidado, carinho e amor pela atividade”. Durante o evento foram homenageados quatro agricultores de Seara: o ovinocultor Mauro Gris, o bovinocultor Idacir Biondo e os suinocultores Beno Seibel e Argentino Tonello.

Na avaliação do prefeito Kiko Canale, tanto a Festa Catarinense da Suinocultura quanto a Faeps foram especiais. “A população que participou fala que nunca viu uma estrutura igual”. Kiko ressaltou o apoio de todas as entidades envolvidas na realização da Feira.

Os agricultores José Giaretta e Lauri Tonello, de linha Consoladora, gostaram do que viram no evento. Giaretta, que trabalha com suínos e gado de leite, destacou que “estava tudo muito bem organizado e caprichado, além do almoço da carne suína, que foi um espetáculo”. Já Paulo Trombetta, que é natural de Irani, mas mora há anos no centro de Seara, ficou impressionado com a organização. “Realmente impressiona pela estrutura. Era um evento que eu não conhecia, mas fiquei admirado com a festa”.


Guilherme & Santiago

No fim da tarde do domingo, pra encerrar a VII Faeps, a dupla sertaneja Guilherme & Santiago subiu ao palco para agitar o público presente, cantando seus principais sucessos. Após o show, em entrevista à Belos FM, Guilherme destacou que “foi um espetáculo estar em Seara, uma região de grande fartura e produção”. Já Santiago ressaltou que “o segredo é se reinventar e trazer música boa para a população”.

Aniversário comemorado com festa Anterior

Aniversário comemorado com festa

Foco na sexualidade e no prazer em viver Próximo

Foco na sexualidade e no prazer em viver

Deixe seu comentário

Geral