logo RCN

Foco na sexualidade e no prazer em viver

  • - Terapeuta Tamara Zanotelli compartilhou com o público sua dolorosa experiência no enfrentamento de um câncer

Palestra com sexóloga trouxe várias reflexões para as mulheres

Uma história dolorosa e, ao mesmo tempo, cativante. Na sexta-feira, 17, no evento do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acis, a sexóloga e terapeuta sexual Tamara Zanotelli contou sua trajetória de vida e a descoberta de um tumor no ovário há oitos anos. Relatou como a doença afetou sua sexualidade e o amor pela vida.

Conforme Tamara, foi através da dor que ela entrou no mundo da sexualidade. “Através do tumor, acabei descobrindo que eu tinha um câncer de colo de útero que já estava impregnado no ovário também. Nessa época eu era uma mulher jovem, de 32 anos, com uma autoestima super boa e me vi doente. Passei por todo o processo cirúrgico e quimioterápico, e principalmente, pela não aceitação”.

A partir disso, Tamara foi em busca de informações e conhecimento. “Comecei a estudar sobre a sexualidade e me enxerguei dentro disso. Eu percebei que na verdade eu não tinha vontade de viver. Não queria mais fazer nada, nem cuidar da minha filha, nem trabalhar. Após muito estudo eu fui melhorando. E esse avanço se deve à aceitação. O melhor conselho de uma mulher que viveu isso é aceitar o processo e nunca, em hipótese nenhuma, adiantar o processo. O diagnóstico de câncer não significa a morte. Antigamente até podia ser, mas hoje em dia não é mais”.

Durante a palestra, a terapeuta esclareceu que a sexualidade não se refere somente ao sexo, mas, sim, ao prazer em viver e de levantar da cama todos os dias. “Muitas mulheres acabam se travando ou não se permitindo devido a suas imperfeições ou traumas, mas todas devem se aceitar e buscar sempre o seu bem-estar, saúde e prazer”.

O bate-papo com a sexóloga fez parte do primeiro “Sextou Delas”, evento dedicado ao público feminino, que reuniu cerca de 200 mulheres no CTG Seara e Pampa. De acordo com a coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora, Neura de Souza, o evento foi realizado em comemoração ao primeiro ano de atividades das mulheres empreendedoras da Acis.

“Ficamos bem felizes com o resultado. Tivemos muitas participações de mulheres de Seara e da região e recebemos muitos elogios. Abrimos esse espaço para que todas pudessem comemorar com a gente nosso primeiro ano de muito trabalho e crescimento”.

Após a palestra da sexóloga Tamara Zanotelli, o público feminino aproveitou o bom jantar servido pelo CTG Seara e Pampa e curtiu a noite com o DJ One e os drinks gratuitos oferecidos na festa. “Se o primeiro ‘Sextou Delas’ foi um sucesso, temos muito que agradecer a Acis por ser o nosso apoio e a nossa base, às nossas nucleadas, aos patrocinadores e todas as mulheres que estiveram presentes, que se divertiram, animaram a festa e tiraram suas dúvidas. Foi sensacional! A gente se sente com o coração feliz e com o sentimento de dever comprido”, conclui a coordenadora Neura de Souza.


Programação

A confraternização do Núcleo da Mulher Empreendedora fez parte da programação dos 69 anos de Seara. Neste fim se semana as atenções estão voltadas a VII Faeps e XII Festa Catarinense da Suinocultura. Na segunda-feira, 3 de abril, aniversário do município, haverá brinquedos infláveis gratuitos para as crianças no Centro da cidade, a partir das 14h. No fim da tarde, às 18h, será realizado o Desfile das Entidades e às 19h, o Filó Italiano da Assives.

Cerca de 20  mil pessoas passaram pela Faeps Anterior

Cerca de 20 mil pessoas passaram pela Faeps

Fim de semana de exposição Próximo

Fim de semana de exposição

Deixe seu comentário

Geral