logo RCN

CIEC de Seara é inaugurado

  • - CIEC Estrutura abriga duas instituições de ensino para crianças, jovens e adultos no Bela Vista

Obra abriga importantes instituições de ensino, com mais de dois mil alunos matriculados

A noite do último sábado foi especial para os mais de dois mil alunos que frequentam o Centro Integrado Escola Comunidade (CIEC) do bairro Bela Vista, em Seara. O momento também foi celebrado por professores, gestores, funcionários e, principalmente, para a família de José Gaida Filho (in memoriam).

A inauguração do espaço, que leva o nome do ex-vice-prefeito de Seara e ex-secretário municipal de Administração, Educação, Cultura e Promoção Social contou com a presença de várias autoridades e lideranças. A viúva de Gaida, dona Clecir, e a filha Patricia Sovernigo se emocionaram com as homenagens e as lembranças da vida e da trajetória profissional do ex-servidor público que faleceu em 2008. José Gaida Filho foi o mentor do CIEC e a indicação de sua nomeação partiu do ex-vereador e atual secretário municipal da Fazenda, Jerson Brusamarello, com o objetivo de eternizar o seu legado.

Durante seu pronunciamento, Patricia elogiou a estrutura do local. “É um espaço onde a criança, o jovem, o adulto e a toda comunidade podem aprender, continuar seus estudos e adquirir formação tecnológica. Eu fiquei impressionadíssima com o que tem aqui, com a tecnologia, com o espaço físico, com o que é ofertado e com a qualidade humana. Eu imaginava que eu ia ver uma escola, mas vi um sonho. O sonho que vi meu pai sonhar”. Acrescentou que “meu pai era professor e nasceu para educar. Ele sempre dizia que ‘minha herança será a educação’. E foi isso que recebi dele”.

O CIEC abriga a Escola Núcleo Lira Camilla Petry, que conta hoje com 285 alunos na educação infantil e fundamental, e o Sesi/Senai, com cerca de 1.800 estudantes na educação básica (robótica e jovens e adultos) e profissional (aprendizagem industrial, cursos técnicos e qualificação e aperfeiçoamento profissional). O próximo passo, segundo anunciado pelo prefeito Kiko Canale e pelo diretor de Educação e Tecnologia da Fiesc, Fabrízio Machado Pereira, é a ampliação da estrutura, com a construção de um novo bloco que abrigará os laboratórios de educação profissional. Conforme Kiko, o município se propôs a fazer o projeto a partir do esboço feito pelo Sesi/Senai. “Projetamos um espaço ao lado do CIEC que fará parte do grande complexo do Centro Integrado Escola Comunidade. Esperamos que vire realidade”. De acordo com Fabrízio, a ideia é construir um bloco de mais de 700 metros quadrados, “onde majoritariamente estaríamos instalando oficinas e laboratórios de automação, manufatura avançada e robótica do Senai”.


Estrutura

As obras do CIEC iniciaram em 2008, porém foram paralisadas nos anos seguintes. Os trabalhos foram retomados a partir de 2017 e concluídos em 2022. São mais de dois mil metros quadrados de área construída e um investimento aproximado de R$ 4,2 milhões, com aporte também da Câmara de Vereadores de Seara.

Seara integra nova rota de turismo Anterior

Seara integra nova rota de turismo

Lira Camilla celebra 35 anos de fundação Próximo

Lira Camilla celebra 35 anos de fundação

Deixe seu comentário

Geral