logo RCN

Seara integra nova rota de turismo

  • - Museu Fritz Plaumann e atrações rurais são destaque

Museu Fritz Plaumann e atrações rurais são destaque

Onze municípios fazem parte da Região Turística do Alto Uruguai Catarinense. Seara é um deles.

Na semana passada, uma boa notícia em relação ao setor foi comemorada pela região. A nota dava conta de que Santa Catarina passava a contar com mais uma região turística, com a criação da Instância de Governança Regional de Turismo (IGR) do Alto Uruguai Catarinense, localizada no Meio-Oeste. A novidade foi oficializada com a publicação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023 na quarta-feira, 17. Com isso, o Estado passa a ter 14 regiões turísticas reconhecidas pelo Ministério do Turismo.

No entanto, algumas cidades que compõem o roteiro, a exemplo de Seara, não foram citadas. O equívoco foi ajustado na sequência. O presidente da Instância de Governança Regional de Turismo do Alto Uruguai Catarinense, Valdecir Giotto, de Concórdia, informou nesta semana ao Folhasete que “para criação da nova Regional foram realizados estudos técnicos a partir da lógica de organização institucional da Amauc”.

Fazem parte da nova região turística 11 municípios: Seara, Xavantina, Alto Bela Vista, Concórdia, Ipira, Irani, Itá, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco e Jaborá. Ele explica que Seara, Xavantina, Castello Branco e Jaborá ainda têm algumas obrigações a cumprir antes de integrarem oficialmente o mapa, mas todos fazem parte do roteiro. “Foi um erro não citar estes municípios. Reclamamos com o Estado e foi reparado”.

Ele esclarece que o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) propõe o desenvolvimento da atividade turística de forma regionalizada, com foco no planejamento coordenado e participativo, integrando os diferentes atores públicos, privados e da sociedade civil. “É um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com os estados e os municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país a partir de oito eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional”.

Especificamente sobre Seara, Valdecir Giotto afirma que o Museu Fritz Plaumann é um dos atrativos, “mas há muitos outros pontos interessantes que devem integrar a rota”. Acrescenta que “faz parte do planejamento estratégico da IGR mapear todos estes pontos”. Alguns roteiros já existem e outros serão criados. “E todas as rotas deverão ser integradas e divulgadas. Existe uma organização que vai trabalhar de forma regionalizada. Este é o papel da IGR”.

A região tem vários equipamentos turísticos que chamam a atenção dos visitantes. Além do Museu Fritz Plaumann em Seara, há as águas termais de Piratuba e Itá, o Parque Fritz Plaumann em Concórdia e o Sítio Arqueológico do Contestado de Irani, entre outras atrações.


Organização

No planejamento estratégico, as ações a serem desenvolvidas incluem planejamento estratégico, missão, visão e valores, mídias sociais, plano de trabalho, calendário de eventos, participação em feiras, roteirização e fomento.

Aniversário da Casa da Cultura Anterior

Aniversário da Casa da Cultura

CIEC de Seara é inaugurado Próximo

CIEC de Seara é inaugurado

Deixe seu comentário

Geral