logo RCN

Aniversário da Casa da Cultura

  • - Casa da Cultura celebra os 35 anos

Apresentações artísticas marcaram a comemoração

Um domingo para viajar no tempo, na história e confraternizar celebrando. Assim foi o evento do aniversário de 35 anos da Casa da Cultura Biágio Aurélio Paludo, no Complexo Aquático CER Searaense.

Teve canto, poesia e dança sintetizando desde a história da estrutura, o antigo Moinho Seara, que hoje abriga e resguarda a memória do povo searaense com o museu Carlos Armando Paludo, e que incentiva e fomenta a arte e a cultura com mais de 30 oficinas, até a transformação do espaço para Casa da Cultura.

Os melhores momentos em painéis com fotos também contavam esta bela trajetória e estavam lá figuras importantes na viabilização da Casa. O evento do aniversário era aberto ao público, mas especialmente dedicado aos alunos dos cursos, estes, das mais diversas idades e gerações, e familiares.

Teve a participação singular do Quarteto de Cordas de Chapecó e do Grupo de Danças Alegria das Borboletas.

Os discursos das autoridades ressaltaram a importância que a arte e a cultura têm para o povo. Da relevância de preservar as raízes e compartilhar com as gerações. A superintendente da Casa da Cultura, Elaine Aigner Benetti, que desde o início, junto com a professora aposentada Inês Detoni (in memoriam), participou da criação do espaço, fez um discurso emocionado. “São 35 anos que sementes de música, dança, teatro, história e memória são espalhadas com muito amor, carinho e dedicação. Tive o privilégio de fazer parte desde o início desta trajetória, inúmeros momentos importantes e conquistas da nossa Casa pude vivenciar. Me sinto honrada e emocionada de poder comemorar mais um aniversário da história da Casa da Cultura”.

Hoje, a Casa da Cultura tem cerca de mil alunos. Doze professores ensinam dança, música, canto e teatro.

Um dos pontos altos da programação foi a entrega do projeto para reforma da estrutura que há tempos necessita de melhorias. A partir deste momento, segundo o prefeito Kiko Canale, será providenciada a licitação e, na sequência, num curto prazo, iniciar as reformas preservando as características do local que também são parte da memória do município. A obra será feita com recursos próprios. Está orçada inicialmente em R$ 166,8 mil. A entrega do documento foi bastante comemorada.

Após as apresentações artísticas, teve gincana de integração com alunos, professores e o público presente e a garotada ainda se divertiu nos brinquedos infláveis. Na avaliação de Elaine, “o evento superou nossas expectativas”.

A importância da cooperação Anterior

A importância da cooperação

Seara integra nova rota de turismo Próximo

Seara integra nova rota de turismo

Deixe seu comentário

Geral