logo RCN

Companhia tem novo comandante

Desde o início de maio, o tenente Ismael Mateus Piva, 34 anos, natural de Xanxerê, está no comando do Corpo de Bombeiros de Seara.

A portaria de nomeação foi publicada na semana passada.
A solenidade de posse oficial acontecerá em breve. No entanto, o tenente Piva, vindo do quartel de Chapecó, já está no município dando sequência aos trabalhos do tenente Marcus de Aguiar Imbrosio. Em entrevista ao Folhasete, o novo comandante relatou que se inteirou dos procedimentos, buscou conhecer a comunidade E as necessidades gerais e afirma que"não é tão estranho para mim, porque acompanhei a implantação da companhia. Estava em Chapecó atuando na parte financeira do quartel, então, de certa forma, colaborei com o andamento da instalação".
Piva é bombeiro desde 2006. Graduado em Filosofia e Zootecnia e pós-graduado em gestão de Segurança Pública, é único perito em incêndio na região Oeste. Relata que recebeu sua promoção com satisfação. "Seara é uma cidade muito importante para o Corpo de Bombeiros regional. É uma sede de companhia e é olhada com carinho". Esclarece que até início do ano que vem será promovido à Capitão. "Esta é uma adequação do cargo com o local, pois Companhia é função de capitão".
No município são 15 bombeiros militares sob seu comando, sem contar os comunitários, que continuam prestando serviço. "Essa parceria é muito bacana e importante e pretendemos dar maior visibilidade a isso, pois a sociedade precisa saber que o bombeiro voluntário continua existindo e têm muita força".
Com relação à estrutura e projeções, assegurou que há vários projetos previstos. "Apesar de o quartel estar bem consolidado, ainda é tudo muito novo. Há coisas a se fazer e melhorar e pretendemos fazer gradativamente". Dentre os planos prioritários está a viabilização de uma sede própria. "Já passamos do período de adaptação da chegada do bombeiro militar na cidade. O próximo passo é buscar atividades que transcendem o operacional, a exemplo de programas educacionais. Queremos estar mais próximos da sociedade e ainda neste ano pretendemos fazer o lançamento do projeto Bombeiro Mirim". Sobre a sede própria, explicou que "esta é uma situação complicada hoje, pois o espaço é do bombeiro voluntário e está com pendência judicial. Nossa preocupação é que a qualquer momento tenhamos que deixar o local. Estamos conversando e a questão está bem encaminhada com os poderes públicos municipal e estadual".
A Companhia de Seara atende, além do município-sede, Xavantina, Arvoredo, Paial e Itá. Em Itá um quartel está sendo construído.
Também há projetos de âmbito regional no planejamento. Sobre o efetivo atual e a estrutura, o comandante disse que são suficientes para atender a demanda atual. Ele realizou um levantamento dos atendimentos prestados e constatou que no último ano foram atendidas quase 3,5 mil ocorrências e mais de 15 mil processos de atividades técnicas.
Disposição
Ismael Piva lembra que o Corpo de Bombeiros atende 24 horas por dia nos 365 dias do ano. O comandante faz uma ressalva à população. "Ao acionar o 193 é importante que a pessoa comunique de que cidade está falando, pois a central regional de atendimento é em Chapecó. É preciso passar todas as informações. Qual município está solicitando atendimento, situar a rua e pontos de referência, entre outros detalhes para agilizar o procedimento".

Moradores convivem com drama sem fim Anterior

Moradores convivem com drama sem fim

Próximo

Projeto do Executivo gera polêmica

Deixe seu comentário

Geral