logo RCN

Deficiência chega à Justiça

A constante problemática no abastecimento enfrentada pelos moradores de Seara, principalmente nas partes mais altas da cidade, tem gerado desconforto aos moradores do Loteamento Colina, no bairro São João.

A insatisfação foi manifestada ao presidente da Câmara de Vereadores, Gilberto Gonçalves, que procurou o Ministério Público para entrega de um abaixo-assinado com cerca de 100 adesões e também para relatar as dificuldades que a sociedade tem vivenciado devido às interrupções no abastecimento.
Em audiência na quarta-feira, 10, o vereador e os moradores reclamaram ao promotor Michel Stechinski que, devido ao loteamento estar numa parte alta da cidade, qualquer situação de conserto que exija desligamento da rede afeta as famílias. Além disso, apresentaram registro de vídeo que comprova a passagem de ar na tubulação, o que resulta em altos valores de cobrança nas faturas. O presidente da Câmara destacou ao MP outra situação que frequentemente é debatida pelos vereadores e que envolve os problemas de trânsito ocasionados pela abertura de buracos, uma vez que a tubulação é subterrânea e também antiga.
O promotor recebeu o documento dos moradores, ouviu as demandas e lembrou que diversas ações já foram impetradas contra a Casan, com liminares obrigando o abastecimento regular e contínuo, bem como garantindo o produto de qualidade. A Ação Civil Pública mais recente é de 2012. Em setembro do ano passado a Justiça da Comarca de Seara determinou a obrigação da estatal em garantir o fornecimento ininterrupto de água potável aos consumidores. Além disso, conforme a decisão, cabe àCasan, quando da falta de água ou problemas na distribuição, viabilizar caminhões-pipa para manter o abastecimento em todas as residências, não permitindo que nenhum imóvel fique sem água. A ação está em grau de recurso no Tribunal de Justiça.
Para ampliar o debate, o Ministério Público propõe a realização de audiência pública. Ainda não há data definida.
Na semana passada, a Câmara de Vereadores encaminhou uma moção à Superintendência Regional da Casan pedindo mais investimentos em Seara. O documento também foi lido no plenário da Assembleia Legislativa pelo deputado Altair Silva (PP).
Reunião na capital
Nesta semana, o vice-prefeito de Seara, Flavio Ragagnin, esteve em Florianópolis. Acompanhado do deputado estadual Altair Silva, se reuniu com o diretor de Operações da Casan, Paulo Meller. O principal assunto foi justamente os problemas no abastecimento de água em Seara, com a solicitação para que melhorias sejam realizadas com urgência.

Anterior

Dia D é neste sábado em todo o país

Servidores não aceitam proposta Próximo

Servidores não aceitam proposta

Deixe seu comentário

Geral