logo RCN

Desvio pelo Contorno será obrigatório

  • - Acidente ocorreu no último domingo na esquina da Três de Abril com a Sete de Setembro

Contorno Viário finalmente servirá a seu propósito. Nos próximos dias devem ser instaladas placas de sinalização.

O acidente registrado no domingo, 4 de junho, na esquina da rua Três de Abril com a 7 de Setembro, no centro de Seara, voltou a levantar a discussão sobre o uso do Contorno Viário por parte dos veículos pesados. O acidente, provavelmente provocado pela falta de freios, resultou em uma pessoa ferida.

Nesta semana, a reportagem do Folhasete buscou informações junto à Coordenadoria Regional de Infraestrutura Oeste e prefeitura de Seara, que garantiram a adoção de medidas para fazer com que os caminhões usem o contorno e não mais a descida pela SC-283 em direção à cidade. Conforme o prefeito Kiko Canale, em acordo com o Ministério Público, Polícia Militar e o Estado de Santa Catarina foi dada a ordem no último dia 25. “As placas estão sendo confeccionadas pelo município e devem ser entregues na semana que vem”.

Vão ser instaladas quatro placas no trevo de início do Contorno, na altura de linha Vani. “Na descida da SC-155, para quem vem de Xavantina, terá placas informando que é obrigatório o trânsito de ônibus e caminhões pelo Contorno. E para quem vem de Chapecó também haverá duas placas grandes informando que é obrigatório fazer o desvio. Ainda haverá mais duas placas no trevo de Rui Barbosa, informando que lá é proibido descer caminhões em direção à cidade”.

De acordo com o prefeito, “na sexta-feira, 2, foi protocolada a regulamentação, porque não está na nossa jurisdição e precisamos regulamentar essa descida. Protocolamos na sexta e o acidente foi no fim de semana. É muita coincidência, mas a nossa parte estamos procurando fazer”. Explicou que ficará proibida a descida para o centro de Seara de caminhões acima de dez toneladas e que algumas placas informativas já estavam instaladas. “Mas precisa regulamentar para poder fiscalizar e multar”. Ressaltou que “assim que as placas estiverem prontas, serão instaladas. É claro que teremos auxílio da Polícia Militar para ver o exato local a serem colocadas, mas os recursos são do município”.

Veículos que precisarem efetuar carga e descarga na cidade também devem usar o Contorno, chegando à cidade pela SC-155. “Só vão descer caminhões até dez toneladas”. Ainda conforme a lei encaminhada à Câmara de Vereadores, a fiscalização ficará a cargo da polícia.


Explicação

O coordenador de Infraestrutura Oeste, Gilberto Tomasi, confirmou o acordo com o município de Seara e o Ministério Público, ressaltando a limitação de peso para veículos que desçam pelo traçado original da SC-283 e a necessidade do uso do Contorno Viário. “O objetivo é evitar que ocorram novos acidentes. Já está decidido. O prefeito já tem autorização para a instalação das placas e a Polícia Militar Rodoviária vai acompanhar. É claro que os caminhões vão precisar fazer um trecho mais extenso, mas sem risco de acidentes no perímetro urbano”.

Searaense brilha com composições do estilo hip hop Anterior

Searaense brilha com composições do estilo hip hop

Moradores não terão que deixar suas casas Próximo

Moradores não terão que deixar suas casas

Deixe seu comentário

Geral