logo RCN

Duas demandas urgentes!

  • - Tanto para o rotativo quanto para o retorno do transporte urbano a empresa Otimiza Engenharia e Consultoria é responsável pelos trabalhos

Comunidade pede volta da Área Azul e do transporte público em Seara

Dois serviços que são muito cobrados pela comunidade searaense e que já funcionaram em Seara no passado tem seu retorno ainda incerto. Pelo menos estão um pouco distantes.
As demandas envolvem o estacionamento rotativo e o transporte público urbano. A reportagem do Folhasete apurou com a Administração Municipal nesta semana que a empresa contratada para realizar o Termo de Referência pediu mais prazo e ainda não concluiu o serviço. Tanto para o estacionamento rotativo quanto para o retorno do transporte urbano a empresa Otimiza Engenharia e Consultoria está responsável pelos trabalhos. Segundo a prefeitura, com relação a Área Azul o prazo para a entrega do Termo de Referência ficou para 31 de maio deste ano. Já com relação ao transporte a empresa tem até dia 2 de julho de 2023 para entregar o termo.

Porém, a situação é ampla e bastante burocrática. Com o Termo de Referência em mãos, que é um estudo de viabilidade técnica, o município precisará encaminhar o documento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) para apreciação. Se aprovado, então a prefeitura poderá dar início à licitação para execução de ambos os serviços.

Conforme o prefeito Kiko Canale, a intenção é ter o retorno tanto do estacionamento rotativo quanto do transporte público urbano, mas, segundo ele, são questões que dependem de várias situações. “Já era para estar pronto o estudo e o projeto técnico com a viabilidade econômica. Ouvimos a comunidade e, particularmente, no caso do estacionamento rotativo eu sou a favor do retorno. Existe a necessidade. Hoje o fluxo de veículos na cidade é muito grande. É quase um veículo para cada habitante e todos sabem os problemas que temos de estacionamento, principalmente para os clientes do nosso comércio”.

De acordo com o prefeito, “precisamos ver a viabilidade econômica, mas não podemos regredir. Com relação ao transporte urbano, o serviço foi iniciado ainda na administração do ex-prefeito Aurélio Nardi, mas que não se manteve durante a pandemia. Depois retornou com 50% do transporte de alunos, mas não tinha viabilidade econômica. A empresa tinha prejuízo. Temos que ver se haverá viabilidade”.


Tempo inativo

Seara já teve estacionamento rotativo entre os anos de 2008 a 2013. O sistema era operado pela empresa Caiuá, que alegou prejuízos e encerrou as atividades no município. Já o transporte urbano foi suspenso em 12 de abril de 2021. A concessão com a empresa responsável pelo transporte venceu e não houve a renovação da parceria.

Sábado foi das famílias nas escolas Anterior

Sábado foi das famílias nas escolas

publicação destaca a história e a força do cooperativismo Próximo

publicação destaca a história e a força do cooperativismo

Deixe seu comentário

Geral