logo RCN

Estudo mostra áreas para investir em Seara

  • - Evento foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores

Levantamento do Sebrae indica oportunidades de negócios na indústria, comércio, serviço, turismo, geologia e geração de energia solar, eólica e pelo biogás.

Foi apresentado na última terça-feira, 28, o estudo de Levantamento de Oportunidades de Seara. Os objetivos eram identificar oportunidades de atração de empresas para o município; nortear os empreendedores locais, na identificação de negócios que podem ser estruturados na cidade com menor risco; e analisar os ativos existentes na região que podem ser aproveitados para atrair ou desenvolver empresas no município. O evento ocorreu no auditório Waldir Tochetto, junto à Câmara de Vereadores de Seara. A apresentação foi conduzida pela consultora do Sebrae, Maria Gorete Hoffmann.

Os municípios elencados como região de impacto foram, além de Seara, Itá, Paial, Chapecó, Arvoredo, Xavantina, Ipumirim, Arabutã, Concórdia, Lindóia do Sul, Xaxim, Xanxerê, Lajeado Grande e Cordilheira Alta.

Das principais oportunidades, com dados de 2019; no comércio, há as Lojas de Moda e Vestuário, com 13 potenciais novos empreendimentos; Lanchonetes e afins, até 11 novos empreendimentos; Serviços Médicos e Clínicas Particulares, até seis novos empreendimentos; Comércio de Produtos Alimentícios Diversos, até cinco novos empreendimentos; e Materiais de Construção em Geral, até quatro novos empreendimentos.

O potencial turístico foi lembrado, com as festas e locais que oportunizam a atividade em Seara. Também o fortalecimento deste setor, com ambiência, qualificação de mão de obra, ampliação de rede hoteleira, ampliação de roteiros, etc. Os investimentos no setor, como parcerias público-privadas, implantação de elementos atrativos, restaurantes típicos, entre outros foram elencados.

O potencial geológico foi citado: há potencial para mineração em pequena escala, já que há registro de ametista e ágata na região; ocorrem também zeolitas, que possuem uso na agricultura, indústria de cimento e papel; e o potencial para produção de brita, pedra de talhe para calçamento de ruas e fundações, rocha ornamental, lajes de revestimento, saibro, indústria cerâmica branca e vermelha.


Termo de Adesão

Durante o evento, foi assinado o termo de adesão da prefeitura com o Sebrae, manifestando o interesse do município na renovação do contrato Cidade Empreendedora para os anos 2023-2024, para atividades de consultoria nos mais diversos setores.


Setor agropecuário também apresenta boas perspectivas

Em relação ao potencial de geração de energia, foram destacadas as usinas de geração de energia utilizando biogás (resíduos sólidos da pecuária e provenientes da agricultura), sistemas isolados pequenos de geração de energia eólica e potencial de implantação de usinas de geração de energia a partir de fonte solar, porém demandando um tempo maior para o retorno de investimento.

Na produção de grãos, o milho do município representa 0,9%, e a região 7% da produção catarinense. O volume de produção de soja, triticale, trigo e milho na região pode permitir empresas de agregação de valor ao produto (ração, farelos, óleo e biodiesel) para empresas neste segmento. Mandioca, batata-doce e a cana de açúcar, bem como as frutas evidenciam a possibilidade de instalação e atração de indústrias de alimentos ou entrepostos.

Sobre as oportunidades identificadas relacionadas ao potencial agropecuário, o estudo aponta destaque às empresas de abate de aves e suínos, abate de carne bovina, fabricação de produtos de carne, pratos prontos congelados, preparação de leite, beneficiamento de frutas, distribuição ou entreposto de produtos alimentícios, empresas de conservas, produção de sucos, de doces e geleias, cooperativa agrícola, empresa de ração animal, de beneficiamento de casca de nozes, produção de farináceos e empresa de beneficiamento de mandioca. Além disso, empresas de classificação e distribuição de ovos, empresa de produtos veganos, de beneficiamento de erva-mate, fabricação de farinha de milho e derivados, e fabricação de amidos e féculas de vegetais.

Na pecuária, Seara se destaca na produção catarinense por ser competitiva à atração de empresas de preparação de leite, laticínios, sorvetes, possibilitando a produção de queijos, iogurtes e outros. A região participa com 12,5% da produção leiteira de Santa Catarina com quatro empresas médias. A participação de Seara é 1,3%. Santa Catarina participa com 9% da produção nacional de leite. A região com 11,6% da produção de ovos de galinha de Santa Catarina. São 39 empresas de produção de ovos, sendo uma de médio porte. Há uma microempresa em Seara.

Dentre as principais oportunidades identificadas pela análise da divisão metalmecânica: empresas de máquinas e equipamentos em geral, fabricação de máquinas e equipamentos para a indústria de fabricação de produtos alimentícios, peças e acessórios, fabricação de máquinas e equipamentos para atividade agropecuária, peças e acessórios, fabricação de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação para uso industrial e comercial, peças e acessórios, de equipamentos e instrumentos para automação e indústria 4.0. Fabricação de artigos de cutelaria e ferramentas, de aparelhos e instrumentos de medida, teste e controle e fabricação de motores, bombas, compressores e equipamentos de transmissão.

Do setor de serviços de alto valor agregado, as oportunidades contemplam empresas de transporte rodoviário de carga, empresas de carga e descarga, centros de logística, de distribuição empresas de logística, atividades de despachantes aduaneiros, agenciamento de cargas, envasamento e empacotamento sob contrato, empresas de exportação e importação, armazéns e empresas de movimentação de cargas, depósitos de mercadorias para terceiros e indústrias diversas que atuam em mercados internacionais.

Tempo de valorização e empoderamento Anterior

Tempo de valorização e empoderamento

Eventos e obras nos 69 anos de Seara Próximo

Eventos e obras nos 69 anos de Seara

Deixe seu comentário

Geral