logo RCN

Faculdade na UNC é realização de sonho

  • - Aula inaugural da nova graduação na UNC Concórdia aconteceu na terça-feira

Universidade do Contestado investe R$ 10 milhões e inicia curso inédito no Alto Uruguai Catarinense.

Para alcançar um objetivo é necessário trabalho, empenho, planejamento, persistência e união de esforços. Foi assim que o tão sonhado Curso de Medicina da UNC Concórdia se tornou realidade e teve a aula inaugural realizada na manhã da última terça-feira, 28, no Auditório Central da Universidade do Contestado, Campus de Concórdia.

Além da aula inaugural houve também a Cerimônia do Jaleco em que os 60 alunos que estão iniciando a formação foram recepcionados pelos pais e autoridades presentes no evento.
O curso foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação/SC, em sessão Plenária do dia 9 de novembro de 2022. Dos 60 acadêmicos, quatro são de Concórdia e os demais são de outros municípios da região e do estado de Santa Catarina além do Rio Grande do Sul, Paraná, e Mato Grosso.

O reitor da UNC, Luciano Bendlin, disse que planejado estrategicamente há vários anos, o início da graduação é um marco para a universidade. “Esse curso começa lá atrás, planejamos o Curso de Medicina para Concórdia ainda em 2018 e envolve uma gestão focada em recursos. Fortalecemos a nossa universidade financeiramente e o campus de Concórdia está muito bem equipado com mais de 2.500 metros quadrados e vários laboratórios”.

Para a estruturação e manutenção são necessários investimentos elevados. Bendlin revela que “nós investimos mais de R$ 10 milhões. Temos aqui simuladores que só se encontra nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, e o curso é inovador e muito tecnológico”.

Destacou ainda que além da turma inicial outros 60 acadêmicos entram no curso no final do ano. “O curso tem toda uma estrutura e matriz curricular voltada para atender a grande deficiência no número de médicos que nós temos hoje na região em comparação com a quantidade de habitantes”.

Ainda conforme o reitor, dois fatores foram preponderantes para que o sonho de ter um Curso de Medicina em Concórdia se tronasse realidade. “O primeiro foi o know-hou, o nosso conhecimento técnico, pois como temos seis anos de curso em Mafra já nos preparamos e em Concórdia temos também o curso de Enfermagem desde 1980. A outra, é a capacidade em manter um Curso de Medicina, o que nós também nos preparamos para isso”.

Conforme a vice-reitora, Solange Sprandel da Silva, os alunos do Curso de Medicina da UNC Concórdia terão pela frente uma jornada 7.650 horas na produção do conhecimento, aulas teóricas e práticas e a busca de informações e a superação do seu próprio saber.

Solange destacou ainda que “tivemos o cuidado de concretizar as etapas de convênios com todos os hospitais e municípios da nossa região para podermos fazer com que todas as atividades da UNC se estendam na Amauc, então é um momento muito feliz para nós”.

Por fim, a vice-reitora da UNC ressaltou que “em seis anos estaremos colocando no mercado novos profissionais na área de saúde e principalmente conseguindo contribuir para que possamos ter mais médicos, generalistas ou especialistas, à disposição de toda a nossa comunidade”.

O Curso de Medicina da UNC Concórdia terá a direção da professora Teresa Cristina Parisotto e será focado em atividades em sala de aula, laboratórios, pesquisa e estágios. Dos 60 alunos que iniciaram, a expectativa era grande para o concordiense Jean Carlos Pedroso de Oliveira, de 17 anos. Morador do bairro Floresta, Jean conta que além da capacitação em medicina pretende se especializar e neurologia e, se possível, atuar em Concórdia e região. “Escolhi a UNC pois minha mãe também estudou aqui e é uma universidade muito boa e que investiu bastante”.

Mais de 70 equipes de laço confirmadas Anterior

Mais de 70 equipes de laço confirmadas

Cobertura em 800 pontos pelo GPS Próximo

Cobertura em 800 pontos pelo GPS

Deixe seu comentário

Geral