logo RCN

Família obtém indenização

  • - Barragem em Ponte Serrada se rompeu em 2014

Rompimento de barragem levou pânico aos moradores

Junho de 2014. Uma barragem próxima de Ponte Serrada se rompia. Arvoredo estava sob a ameaça de sofrer uma inundação. Uma parte da cidade, mais próxima do rio Irani, teve que ser evacuada.

A água, felizmente, não causou praticamente nenhum dano. Depois de nove anos, o julgamento contra os responsáveis pela represa segue em andamento. Mais de 30 famílias que moravam próximo ao rio Lajeado Leão, que é afluente do rio Irani, foram retiradas de suas casas.

O alerta foi dado na sexta-feira, ... de junho. Até as 22h daquele dia, a população se preparava para a elevação do nível do rio. Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil se deslocaram a Arvoredo para garantir que nenhuma vida fosse colocada em risco. Os proprietários de lojas nas partes mais baixas da cidade sequer conseguiram retirar todos os estoques. Aos poucos, a rua Rio Branco começou a alagar. Mas foi somente uma lâmina, o que felizmente não causou os danos previstos.

Às 3h da madrugada do sábado, os moradores começaram a deixar o centro da cidade e retornar para suas casas. “Quando o dia clareou, a vida já havia retomado seu rumo normal”, dizia o fim do primeiro parágrafo da matéria do Folhasete publicada no 5 de julho de 2014 sobre a angústia vivida pela ameaça.

Várias famílias que se sentiram prejudicadas pelo fato ingressaram com ações, que correm na Justiça Federal. Muitas pessoas se sentiram abaladas. A água que elevou o nível do rio Irani provocou menos estragos que o previsto, mas os transtornos foram grandes. Na época dos fatos, o caso teve grande repercussão inclusive nos principais veículos de comunicação do país.


Responsabilidade

Em maio foi julgada pela Justiça Federal em Chapecó a primeira ação contra a empresa Irmãos Vacaro, que administra a barragem que se rompeu em 2014. A Justiça admitiu a responsabilidade dos réus e determinou o pagamento de R$ 15 mil à vítima por danos morais. Há cerca de 20 processos aguardando julgamento. A empresa recorreu da primeira sentença. A água liberada pela ruptura passou por outras quatro barragens antes de chegar a Arvoredo.

Seminário tem boa participação Anterior

Seminário tem boa participação

Escolas têm programação típica caipira Próximo

Escolas têm programação típica caipira

Deixe seu comentário

Geral