logo RCN

Seminário tem boa participação

  • - João Nicodem defende a ampliação do Vale da Produção

Especialistas, como Maria Rodrigues, falam sobre o clima

O II Seminário Regional Clima, Solo e Água na Bacia do Rio Engano foi realizado na quarta-feira, 7, no Clube Ser Sete de Setembro, em Ipumirim, e teve como foco principal debater questões relacionadas ao meio ambiente, eventos extremos e mudanças climáticas no Oeste, em especial na região. O evento teve ainda como tema paralelo a assinatura do protocolo de intenções firmado entre as prefeituras de Ipumirim, Lindóia do Sul, Arabutã, Irani, Seara e Itá propondo a ampliação do Vale da Produção.

Na proposta, o Vale teria a adesão também de Irani, Seara e Itá. Para concretizar a mudança, há necessidade de mudança da lei estadual que criou o Vale da Produção. A proposta deverá tramitar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O coordenador do evento, secretário de Agricultura de Ipumirim, João Nicodem, foi um dos articuladores da ideia. “Tivemos a articulação com os seis municípios e buscamos essa consolidação na Alesc. Também queremos, num momento futuro, discutir ações a serem trabalhadas em conjunto, como questões relacionadas à agricultura, meio ambiente, cultura, turismo e saúde. O objetivo é garantir o desenvolvimento sustentável dos seis municípios”.

O presidente da Amauc, prefeito de Irani, Vanderlei Canci, aprovou a sugestão. “Vejo essa ideia com entusiasmo. Buscar aproximação dos municípios para trabalhar pelo desenvolvimento é muito bom”.

O Seminário contou com a palestra do pesquisador da Embrapa, Alexandre Matthiensen, que falou sobre a gestão da água na Bacia do Rio Engano, apresentando dados atuais e expectativas futuras. Ressaltou a situação preocupante das águas superficiais e dos poços artesianos na região e os reflexos da estiagem no Oeste Catarinense nos últimos anos. “Viemos de um longo período de estiagem e é nesse período que aumenta a perfuração de poços e a captação de água. Entendemos essa demanda, mas podemos fazer uma gestão melhor da água, com mais planejamento e menos abastecimento emergencial”.

A coordenadora de Meteorologia da Epagri/Ciram, Maria Laura Guimarães Rodrigues, falou sobre a incidência de eventos extremos e as mudanças climáticas no Oeste. Destacou alguns dados sobre a chuva registrada na região nos últimos anos. “Na década de 2000 já houve registros de estiagem em pelos oito anos. Também tivemos eventos extremos de chuva em alguns períodos, como em 2015”. Maria Laura também explicou como se formam os fenômenos como El Niño e La Niña, que interferem diretamente no regime das chuvas. “Nos últimos três anos tivemos influência da La Niña de forma estendida, mas agora a previsão indica mudança, com a atuação do El Niño, o que vai causar mais chuva para o Sul do Brasil”.

O II Seminário Regional Clima, Solo e Água na Bacia do Rio Engano foi concluído com a palestra do pesquisador da Epagri, Leandro do Prado Wildner. Ele falou sobre Manejo do Solo para Conservação da Água. “Hoje o produtor precisa saber para onde vai a água na sua propriedade quando chove, além de ter o mínimo de tecnologia e conhecimento sobre os sistemas produtivos existentes na área”. O pesquisador da Epagri também apresentou alguns dados importantes. “A quantidade de água que existe no solo é sete vezes maior que toda a água doce disponível nos rios do mundo, segundo estudos”.

Leandro destacou a necessidade de técnicas para evitar a erosão do solo e assoreamento dos rios. “Um solo bom para produzir precisa receber e liberar os nutrientes, adubo e água. O solo é como a bateria de um carro, pois é carregado de cargas que depois serão usadas pelas raízes das plantas”. Por fim, o pesquisador da Epagri valorizou e incentivou o sistema de produção através do plantio direto e o aumento da biodiversidade do solo.


Repercussão

O secretário da Agricultura de Ipumirim, João Nicodem, fez uma avaliação positiva da programação, valorizando a relevância dos temas discutidos no evento.

Trabalho vai além dos muros da escola Anterior

Trabalho vai além dos muros da escola

Família obtém indenização Próximo

Família obtém indenização

Deixe seu comentário

Geral