logo RCN

Kiko Canale projeta ações

Na semana que antecede as comemorações dos 63 anos de Seara, o prefeito Kiko Canale recebeu a reportagem do Folhasete.

O prefeito foi questionado sobre prioridades, entraves e demandas para que a cidade crie novas possibilidades para a comunidade.
Os 90 dias de governo também foram tema de avaliação por Kiko Canale, que alegou dificuldades no início da gestão, mas reafirmou alguns compromissos. Confira:

Seara hoje
"Nosso município tem excelência em agronegócio e, diante do contexto nacional - Operação Carne Fraca -  a venda de carnes está em prejuízo e isso nos preocupa para o futuro. Nesse momento precisamos de cautela. Com o abre e fecha de mercados importadores, há renegociação de preço, e isso vai estourar no nosso produtor. Essa é à base da nossa economia. Temos hoje uma Seara forte, mas com muitas coisas ainda para melhorar".

Governo
"A principal dificuldade foi ter acesso à parte documental. No Parque de Máquinas também foi um início difícil. Muitas máquinas foram trabalhar e quebraram. Os próprios funcionários se negaram a assinar o laudo que atestava as boas condições. Mas estamos trabalhando e já fizemos muitas coisas. Temos de dar sequência aos contratos e obras em andamento. Renovamos a maioria dos contratos e buscamos redução nos valores. Também tivemos trabalho para mudar o jeito de administrar. Isso envolve em primeiro o bom atendimento, em segundo humanização e em terceiro a atuação na conformidade, legalidade e moralidade. Nesta semana ainda estamos sanando as pendências da obra do ginásio da Escola Deolindo Zílio e a conclusão de moradias populares no Loteamento Colina, no bairro São João. Estamos verificando ainda a regularização fundiária em dois bairros e a construção de um conjunto habitacional no bairro Bela Vista".

Máquina pública
"De julho a novembro mais de 125 pessoas foram efetivadas na prefeitura. Nossa meta é, sim, reduzir quadro de funcionários, mas com esse inchaço da máquina pública não vamos conseguir estabilizar a folha de pagamento de imediato. Estamos absorvendo as pessoas com cargos temporários que foram prorrogados por um ano ao longo do segundo semestre de 2016".

Saúde
"Estamos fazendo o acordo do funcionalismo público da saúde com o Ministério Público para que efetivos e contratados cumpram seus horários. Isso vai se refletir em atendimento. Contratamos uma pessoa para estudar o fluxo dos atendimentos visando cumprir esse compromisso com a sociedade e apresentar uma nova proposta. Com relação ao hospital, buscamos verbas para que o estudo que visa ampliação ocorra de fato. E agora precisamos integrar esses serviços no município, na Regional e com o Hospital São Roque. Hoje temos vários especialistas e conseguimos a ginecologista e o pediatra. Temos conversas com os municípios para centralizar as pequenas cirurgias aqui".

Secretariado
"Há vários pontos positivos e dificuldades em cada um dos nossos secretários. Isso porque há diferenças na equipe. Em alguns setores há mais servidores efetivos e em outros, menos. Mas eu vejo que o grupo está dando conta do recado. Tivemos uma grande dificuldade com os setores da Cidade e Interior, pois os servidores não tiveram férias e nós tivemos que arcar com essa demanda. Na Assistência Social muita gente saiu e aí tivemos que reestruturar a equipe. Na Administração e Fazenda tivemos dificuldades em função dos arquivos eliminados".

Ensino superior
"Temos a Unisosiesc, que ampliou para 86 o número de alunos, e buscaram espaço para atuar em Seara. Mantemos contatos com a FACC, Unoesc, Unochapecó e vamos nos reunir com a UnC. Temos um espaço de uma obra inacabada no bairro Bela Vista que poderá abrigar cursos técnicos e profissionalizantes. Vamos sentar com a Câmara de Vereadores e propor uma  parceria e finalizar essa obra. Com isso, ceder o espaço para as universidades. Tivemos um salto importante com a ampliação do horário de atendimento das creches, além da ampliação das vagas para as crianças. Também dedicamos atenção para a formação dos professores".

Prioridades
"Estamos dando continuidade e vamos concluir as pavimentações já iniciadas na cidade e no interior. Temos as novas licitações que terão início em breve. No bairro Niterói, vamos fazer a drenagem antes da pavimentação. Serão cinco ruas neste bairro que devem ter as atividades iniciadas já na semana que vem. Temos um projeto de fazer todos os acessos dos bairros com paver. Outra demanda é a revisão na coleta de lixo, para implantar o um sistema seletivo com a Ronetran. O Centro de Saúde será ampliado para centralizar 90% dos serviços. Em breve vamos revitalizar a fachada da nossa prefeitura. Junto com a Promotoria Pública queremos propor a adequação de todos os prédios comerciais e públicos para a lei da acessibilidade. A mobilidade urbana também é outra prioridade. No interior queremos atender a região do Rosário Gramado e Pinhal com uma equipe ou associação de máquinas. Estamos em busca de recursos para renovar o Parque de Máquinas. Uma Comissão Técnica, com profissionais de Seara vai reestudar o Plano Diretor, que foi aprovado a toque de caixa. Queremos ainda atrair empreendimentos novos".
Efaics
"Temos neste fim de semana a V Faeps para valorizar a agropecuária. Com relação à Efaics em 2018, vamos conversar com ACIS e CDL, antecipadamente para fazer uma análise dos cenários e possibilidades para a realização".

Mensagem
"A nossa mensagem é de muito respeito. De acreditar que nosso município é viável. Acredito muito em Seara. Nós temos um sentimento forte por essa terra e por essa gente. A gente se preocupa com o desemprego, com o social, com a sociedade, com a saúde, com o nosso campo e com o bem-estar das pessoas. Falo sempre que nós devemos ter um bom atendimento não só na área pública. Ter esse respeito pela sociedade. Parabéns à nossa Seara".

Casan enfrenta problemas Anterior

Casan enfrenta problemas

Alternativa para o abastecimento Próximo

Alternativa para o abastecimento

Deixe seu comentário

Geral