logo RCN

Mais proteção na barragem

  • - Barragem está localizada em linha Bonita

PCH de Arvoredo passa por manutenção e recebe reforço

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Arvoredo, instalada no rio Irani e localizada em linha Bonita, passa por melhorias. O empreendimento pertence à CPFL Energia, com sede em Campinas-SP.

A PCH Arvoredo teve iniciada sua construção em 2008 e produz energia elétrica desde 2010. São 13 MGW/hora produzidos pelo empreendimento. A polêmica em torno da obra acontece desde antes de sua construção. A PCH está acima do nível da cidade, o que poderia provocar grandes riscos em caso de problemas com a barragem. A própria formação do lago aconteceu sem respeitar os parâmetros estabelecidos, segundo os moradores atingidos.

Em 2019 uma vistoria da Aneel chegou a caracterizar como de alerta a situação da PCH, com a determinação de que investimentos fossem realizados para ampliar a segurança da barragem. As vistorias feitas neste ano apontaram uma condição de normalidade em função das melhorias implementadas. A Associação dos Trabalhadores Rurais de Arvoredo ingressou na Justiça Federal com Ação Cível Pública contra a CPFL, que administra o empreendimento. A entidade pede a construção de comportas de fundo para retenção da água em dias de chuvas fortes, represando o volume em excesso e fazendo a liberação de forma gradual, minimizando riscos de problemas abaixo da barragem. A ação está em análise.

A CPFL foi procurada pela reportagem, mas não respondeu aos questionamentos. A empresa informou apenas que para o dia 6 de julho está planejado o Teste das Sirenes nas Zonas de Auto Salvamento (ZAS). Já para o dia 13 de julho está agendado o Simulado de Evacuação. Destacou ainda que disponibilizou o Plano de Ação de Emergência (PAE) e realizou o Simulado de Mesa em 2022.


Audiência Pública

Em 2014 uma Audiência Pública foi realizada em Arvoredo com a participação de representantes da PCH, Poder Público, Defesa Civil e a comunidade arvoredense. Na época houve cobranças em relação à segurança do empreendimento e a garantia da CPFL de que a operação é segura.

A força da união que ajuda a mover a economia Anterior

A força da união que ajuda a mover a economia

Adesão até setembro de 2023 Próximo

Adesão até setembro de 2023

Deixe seu comentário

Geral