logo RCN

Mostra de trabalhos de Plaumann

Até o mês de setembro, a população de toda a região tem a oportunidade de conferir junto ao Centro de Memória do Oeste Catarinense (CEOM), em Chapecó, a exposição de fotos do entomólogo searaense Fritz Plaumann.

Posteriormente, o trabalho também será exposto em Seara e outros municípios da região.
Com uma vida inteira dedicada aos estudos da natureza na região de Nova Teutônia, Plaumann conseguiu classificar cerca de 17 mil espécies de insetos, muitas delas até então desconhecidas pela ciência. Além disso, se identificou muito com a fotografia e, dentro das possibilidades da época, registrou a realidade da região.
Nesta semana, a reportagem do Folhasete visitou a exposição, que conta com painéis em tela de PVC com 21 fotos, todas de autoria de Plaumann. Conforme o historiador do Centro de Memória de Chapecó, André Luiz Onghero, "as fotografias foram classificadas e organizadas em cinco temas principais, que abordam diferentes períodos e assuntos. O objetivo é mostrar a contribuição do trabalho fotográfico dele e suas transformações".
Temas como "Entre o estranhamento e a fascinação" mostram como foi registrado o ambiente da região e o encantamento pela fauna e flora, em especial os insetos. Outro tema é "Fotógrafo colecionador e colonizador", que fala da sua trajetória ao vir para o interior de Seara e iniciar o trabalho. "Aliás, pouca gente sabe que ele também foi um dos primeiros fotógrafos do Oeste Catarinense no início do século passado", revela o historiador.
As outras três temáticas organizadas na exposição são "Constituição dos povoados", com fotos de várias cidades e vilarejos da época; "O estúdio e a estrada", que mostra os registros de suas viagens; e por fim 'Testemunhando as transformações do meio ambiente", com fotografia de enchentes, desmatamento a abertura de estradas e o progresso.  
Trabalho à disposição
O Centro de Memória do Oeste Catarinense (CEOM) está localizado no andar superior do prédio do Terminal Rodoviário de Chapecó. A exposição tem recebido muitas visitas, especialmente de estudantes. O trabalho fotográfico de Fritz Plaumann está aberto à visitação de forma gratuita de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Anterior

Irregularidade no interior

Próximo

Jovem itaense se destaca

Deixe seu comentário

Geral