logo RCN

Mulher assume pela primeira vez

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) empossou na quinta-feira, 28, a prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, como presidente da entidade.

O prefeito de Taió, Hugo Lembeck, que cumpriu mandato tampão na presidência da Fecam em substituição a José Cláudio Caramori, conduziu a reunião e a eleição da nova diretoria. Segundo a Federação, que caminha para seu 36º aniversário, está é a primeira vez que uma prefeita estará à frente dos trabalhos. 

Em entrevista ao FolhaSete, Sisi Blind avalia que assumir a Fecam é uma grande responsabilidade em um momento difícil. "É uma grande alegria representar as mulheres nessa causa nobre, que é a causa municipalista. Posso chamar de crise o momento atual e assumo uma tarefa que nos dê possibilidade de mobilização. Se através da Fecam conseguimos mobilizar os 295 municípios estaremos mais fortes. A crise é grave na economia, também é política e ética, mas acredito que temos muita gente comprometida e é isso que vai fazer a diferença. Na questão econômica, os municípios vão ter que se rearticular e se reorganizar e não deixar que lutar pela luta da partilha dos impostos mais juntos através do Pacto Federativo. Os municípios recebem 16% e têm grande responsabilidade em realizar ações. Temos que cuidar para não ficar só no discurso, mas precisamos mobilizar entes para essa mudança de referência", declarou.  Ela entende que há necessidade de articular e integrar forças e as prefeituras.
Para Sisi Blind, o principal desafio para ano é o fechamento de contas dos mandatos. Explicou que isso é decorrência que de uma rearticulação técnica, com mudanças contábeis ocorridas no último ano. "Temos o problema do fechamento das contas, pois se o ano seguir como começou estaremos em uma situação delicada. Janeiro teve uma queda de 23% em relação às receitas do mesmo mês de 2015. Então precisamos rearticular. Os primeiros meses são a base também para reajustes salariais dos servidores, onde vamos ter que discutir isso, pois a referência está no INPC. E a pergunta que fica é como vou repassar 11% de aumento se tive uma queda de 23%", apontou. 
A busca é por repassar um reajuste que não tenha efeitos no fechamento das contas e não interfira no que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. A presidente recebeu um grupo de prefeitos que pediu apoio da Federação para mudar o índice de reajuste do subsídio dos servidores municipais. "A Federação é constituída de todos nós, prefeitos e prefeitas, e vamos trabalhar juntos, porque mesmo diante dos mais fortes ventos ninguém nos derruba", disse. Nesta semana a nova diretoria realizou a primeira reunião de trabalho na Federação catarinense.
O prefeito de Braço do Trombudo, Charles Rafael Schwambach, foi reeleito presidente do Ciga para um novo mandado de um ano. O Ciga tem como proposta central desenvolver soluções tecnológicas que atendam as necessidades do poder público municipal, para a melhoria da gestão pública. 
Na Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) foi eleito o prefeito de Concórdia, João Girardi, que terá como vice Ademir José Gasperini, de Xanxerê. O mandato da Aris também é de um ano. 
Diretoria
Além da presidente, Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul (AMURC) compõem a diretoria da Fecam para 2016 como 1ª vice-presidente a prefeita de Camboriú (AMFRI), Luzia Lourdes Coppi Mathias; como 2º vice-presidente o prefeito de Monte Castelo (AMPLANORTE), Aldomir Roskamp; como 3º vice-presidente, o prefeito de Jacinto Machado (AMESC), Antônio João de Fáveri. A 1ª secretária é a prefeita de Seara (AMAUC), Laci Grigolo, e como 2º secretário o prefeito de Guaramirim (AMVALI), Lauro Frölich.

Anterior

Equipes ampliadas

Próximo

Melhorias urgentes

Deixe seu comentário

Geral