logo RCN

Obras de melhorias foram concluídas

Os reparos na avenida Beira-Rio referentes à parte que cabia à Itá Geo Ambiental, na contenção da encosta do rio, foram concluídos na última segunda-feira.

Conforme o engenheiro sanitarista e diretor técnico da empresa, Sérgio César Maroso Júnior. Restava ainda o conserto da calçada e da Praça Katius Pereira, bem como o embelezamento do local. Esses trabalhos devem ser concluídos nos próximos dias.
O engenheiro destacou que a área em questão antes da intervenção não apresentava resiliência suficiente para naturalmente interromper a erosão fluvial e as condições da encosta não ofereciam controle para estabilização sem intervenção. "Num primeiro momento realizou-se uma intervenção com máquina junto ao rio, além de técnicas de bioengenharia para estabilização".
Houve, conforme Maroso, "a correção longitudinal das cristas negativas para diminuir o desprendimento de blocos e localizar terços firmes para implantação do sistema de ancoragem. Além disso, a formação da base do talude com rochas, instalação dos rolos de rocha flexível, onde as pedras ensacadas em uma rede de polipropileno agregarão uma proteção com abrasão do fluxo hidráulico em período de cheias".
Também foi viabilizada a instalação do sistema de ancoragem com pilotos e cabo de aço. "Esse sistema tem como objetivo garantir a amarração do rolo de rochas flexível. Há ainda tratamento vegetativo, que, apoiado pelos rolos de rochas, possui compromisso de melhorar as condições do local".
Máquinas pesadas
O engenheiro Sérgio Maroso informou ainda que houve intervenção de máquinas pesadas junto ao rio. "O objetivo foi diminuir o assoreamento no local e aumentar a seção de vazão", finaliza.

Anterior

Mais de 350 grupos mobilizados

Próximo

Final é neste sábado no Ginásio de Esportes

Deixe seu comentário

Geral