logo RCN

Obras do novo CEI estão aceleradas

  • - Nova escola infantil funcionará no antigo prédio da Lira Camilla Petry

PETER PAN Estrutura interna está praticamente pronta e os móveis já foram adquiridos

Nas últimas semanas foi aprovada na Câmara de Vereadores de Seara a criação e denominação da nova creche municipal como Centro de Educação Infantil (CEI) Peter Pan. A estrutura está localizada na rua Xanxerê, no bairro Bela Vista, onde funcionava a Escola Núcleo Lira Camilla Petry.

O espaço está sendo reformado para atender até 200 crianças, dependendo do termo de permanência dos alunos - período integral ou parcial. A obra iniciou em meados de fevereiro de 2023. Conforme a secretária da Educação de Seara, Fabiana Mariani, a parte interna está praticamente pronta. Estão pendentes os muros mais altos e as grades, que foram acrescentados ao projeto, além da questão da estrutura lógica e videomonitoramento e a troca de lâmpadas e suportes. Com relação aos móveis, “para sala dos professores e secretaria foram adquiridos e a maioria já chegou, assim como os eletrodomésticos. Faltam só os móveis da cozinha e depósito, que são sob medida. Para os utensílios foi feita licitação e os pedidos. Alguns já chegaram”. A secretária explica que a maior dificuldade está sendo a aquisição de brinquedos, pois as lojas não estão fazendo os orçamentos para a prefeitura. “Não conseguimos lançar licitação ainda porque não temos os três orçamentos necessários. Até é um apelo que a gente faz, para que o comércio local participe”.

O próximo passo, segundo Fabiana Mariani, é o mais burocrático. Com a aprovação da criação do CEI na Câmara, o Conselho Municipal da Educação deve, na próxima semana, liberar o funcionamento da creche e essa documentação será enviada ao Governo do Estado. “Quando a gente tiver em mãos o alvará dos bombeiros, da Vigilância Sanitária e o habite-se da prefeitura, encaminharemos para o Ministério da Educação (MEC), pois não existe escola até que não haja o número do INEP para poder matricular as crianças. Mas para isso, preciso ter a obra pronta”.

No CEI Peter Pan haverá cinco salas de aula com capacidade de 20 alunos por sala. O educandário vai atender crianças de dois a quatro anos, que seriam os maternais 1 e 2. De acordo com a secretária da Educação, o CEI Chapeuzinho Vermelho passará a abranger apenas os berçários, com idades de quatro meses a dois anos, em função da estrutura da escola e da organização.

Para que a nova creche entre em operação, além da parte documental também será necessária a contratação de profissionais. O CEI vai funcionar 12 horas por dia, como os outros educandários infantis, com três turnos de trabalho e aproximadamente 11 professores, oito a dez auxiliares de creche, cinco serventes, quatro estagiários, uma diretora e uma secretária. “Serão todos efetivos. A prefeitura vai fazer concurso público nas próximas semanas. No caso dos professores, primeiro essas vagas serão oferecidas através de edital para remoção interna”, destaca Fabiana Mariani. No primeiro ano toda a estrutura vai funcionar com recursos próprios do município, já que o retorno do FUNDEB só acontece no ano seguinte.


Recursos

As melhorias no antigo espaço da EN Lira Camilla Petry estão sendo realizadas com recursos próprios da prefeitura de Seara. A obra tem valor aproximado de R$ 300 mil e deverá estar concluída nas próximas semanas.

Seara tem queda na geração de empregos no semestre Anterior

Seara tem queda na geração de empregos no semestre

Mais saúde para o solo Próximo

Mais saúde para o solo

Deixe seu comentário

Geral