logo RCN

Paial comemora 22 anos de emancipação com boas festas

  • - Britador adquirido com recursos próprios da prefeitura

Há 22 anos Paial começou a andar com as próprias pernas.

Em 4 de julho de 1995, tornou-se município independente e sua história mudou. A pequenina e pacata cidade, com cerca de dois mil habitantes, busca se estruturar para atender as necessidades da população.
O prefeito Névio Mortari não esconde o carinho especial pela comunidade. "Paial é um canto do Brasil que todo mundo gostaria de morar", resume. Avalia que, apesar de ser uma jovem cidade, é visível sua evolução. "Hoje vivemos um momento muito bom, com as contas equilibradas. Nesta semana adquirimos um britador de R$ 390 mil, que vamos pagar à vista e com recursos próprios.Era uma promessa antiga de todos os gestores que passaram pela prefeitura, inclusive minha, mas somente agora conseguimos cumprir".
Névio Mortari afirma que a expectativa é de que o município cresça ainda mais. Segundo ele, duas PCHs serão construídas e devem incrementar em pelo menos 10% a arrecadação da prefeitura. Além disso, novas indústrias estão se instalando."Então o progresso vai continuar".
Com relação às prioridades, o prefeito destacou que "estamos desenvolvendo um projeto na piscicultura, porque a propriedade que tem açude é mais bonita e também porque garante uma alimentação mais barata e saudável". Mas a prioridade da administração municipal, segundo Mortari, é o incentivo à agricultura e à saúde. "Nosso município é essencialmente agrícola e as pessoas precisam ter saúde, porque sem ela não se faz nada". Sobre os demais setores, assegura que todos recebem a devida atenção. A exemplo de outras lideranças, entende que é preciso fomentar a instalação de novas empresas para geração de emprego e renda.
O prefeito Névio Mortari deixou uma mensagem para os paialenses. "Precisamos trabalhar muito e unidos, com seriedade. E a sociedade também precisa participar. Estamos num momento de incertezas, por isso precisamos estar bastante firmes, cuidando dos poucos recursos que temos com carinho e com atenção ao nosso munícipe".
Lideranças defendem geração de emprego e renda
O presidente da Câmara de Vereadores, Edson Plauth, diz que "Paial se desenvolve bem". Segundo ele, "mudou muito de uns anos para cá, especialmente após a pavimentação dos acessos. Cresceu bastante. Está progredindo".
Plauth acredita que promover a instalação de mais empresas é o desafio mais urgente para que o município mantenha seu crescimento com qualidade de vida. Para ele, o Legislativo contribui com o progresso de Paial apoiando bons projetos. "Melhorou muito. Aqui é um bom lugar para se viver. A minha mensagem é que todos trabalhem em prol do crescimento da comunidade e da qualidade de vida da população".
O presidente do Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL), empresário Everaldo Volmir Chiarello, afirma que Paial merece comemorar seus 22 anos. "As tradições e a cultura desse povo têm que ser preservadas. É uma cidade maravilhosa. Quem não conhece, chega aqui e vê um lugar pequeno, não imagina o tamanho do coração desse povo acolhedor". Ele avalia que"com a chegada do asfalto, ficou muito bonito. As residências são de pátio aberto, mostrando a qualidade vida das pessoas".
Para o presidente, a NDL pode e deve contribuir para que o município seja cada vez melhor. "Temos dois anos pela frente. Queremos fortalecer o comércio e incentivar o consumo local, porque comprando na nossa cidade os recursos retornam em ações". Chiarello acrescenta que "nossos lojistas precisam incrementar seus estabelecimentos, se aperfeiçoar e se atualizar, porque comércio forte é sinal de desenvolvimento".

Queda nos preços preocupa produtores Anterior

Queda nos preços preocupa produtores

Próximo

Município adquire novos equipamentos

Deixe seu comentário

Geral