logo RCN

Paial comemora 28 anos de emancipação

  • - Município festejará o aniversário de emancipação com corte do bolo neste domingo

Município tem na agricultura grande parte de sua força econômica

Economia baseada no agronegócio

Um município jovem, que já mostra sua força na economia e com produção agrícola e em franco desenvolvimento. Este é Paial, que completa 28 anos de emancipação político administrativo neste dia 4 de julho.

O Censo 2022 aponta a população estimada de Paial em 1.927 habitantes, sendo que a grande maioria reside no interior. O território total é de 86.048 quilômetros quadrados. Conforme dados do último Censo Agropecuário, Paial conta com 356 estabelecimentos agropecuários, ocupando 6.113 hectares.

A produção no campo é cada vez mais variada, não ficando restrita apenas em grãos, aves, suínos e leite, crescendo e expandindo para atividades como fruticultura, verduras e hortaliças. Um bom exemplo é o agricultor Otto Augusto Braatz, morador da linha Auller, no Distrito Industrial de Paial. Juntamente com a esposa Luisa e os filhos Joel e Joelson, seu Otto produz uma grande variedade de frutas e verduras, com destaque para morangos, tomates, repolho e alface.

Explica que trabalhava com fumo, mas o retorno era baixo e o alto uso de agrotóxicos fez ele abandonar a atividade e nos últimos quatro anos investir na produção de frutas. “Temos produção de morangos, tomates, temperos, um pouco de tudo, com uma produção mais orgânica. Estamos muito gratos pelo retorno”. O produtor também destaca o incentivo para produzir com qualidade. “Conseguimos através da Epagri e da prefeitura bastante apoio e orientação para produzir. Nas nossas atividades é necessário muita água para produzirmos frutas e verduras e quando precisamos fomos atendidos. Por isso conseguimos colher o ano inteiro. A área reservada aos hortifrutis é de cerca de um hectare. “Em média temos 700 mudas de tomates, que produzem mais de 3 mil quilos por ano. Já com relação aos morangos estamos ampliando a produção, chegando a 10 mil mudas, onde devemos colher 200 quilos por semana”, explica o produtor. As frutas e verduras são vendidas diretamente aos consumidores na propriedade e também no comércio local e da região.

Paial também é destaquenas atividades tradicionais da agropecuária. O agricultor Hermes Capelesso, morador de linha Beira-Rio, trabalha com produção de aves, gado de corte e lavora. Hermes enfatiza que é necessário diversificar para se manter no campo. “A principal atividade é a avicultura e o gado da raça Tabapuã, da qual tenho 40 cabeças. Um município pequeno é bom para se trabalhar na agricultura, pois temos apoio e recursos perto da gente”.

Apoio

Na avaliação do secretário da Agricultura de Paial, Moacir Niedziulka,“a arrecadação do setor agrícola do município vem crescendo ano a ano, e 88% da receita de Paial vêm da agricultura, então é um setor que precisa ser valorizado, pois é a base da sustentação do nosso município”. Conforme o secretário, “se a agricultura vai bem, tudo vai bem. Ela é a base de quase todos os pequenos municípios”. Niedziulka valoriza o trabalho realizado pelos agricultores. “Quando não é seca, é muita chuva. Por isso, precisamos levantar as mãos para o céu e dizer muito obrigado a vocês agricultores por ter essa garra e vontade”.


Obras e ações pelo desenvolvimento

“A gente colhe o que planta”. A frase é do prefeito de Paial, Nevio Mortari, sobre o desenvolvimento do município desde a emancipação.

Nevio foi o primeiro chefe do Executivo paialense, eleito em 1996. Paial comemora 28 anos no dia 4 de julho.

Conforme o prefeito, Paial está em crescimento. “Mesmo com todas as dificuldades de um município de pequeno porte, estamos nos últimos três anos consecutivos entre os que mais crescem na Amosc. Destaco a área da Educação, pois estamos entre os 50 melhores no IDEB nacional. Temos as escolinhas de música e futebol. As crianças vêm até o Centro Esportivo e almoçam gratuitamente no local. É o investimento nas pessoas”.

O prefeito enfatiza as obras em andamento. “O asfalto em direção a linha Pavão, o ginásio de linha Pinheirinho, a ciclovia, as reformas no Centro de Eventos e no Centro Esportivo GG, asfaltamento de ruas, conclusão da creche e concha acústica. Nossa principal dificuldade é a manutenção das estradas. No ano passado, tínhamos muita terraplanagem e destoques, o que acumulou muito. O Inverno também complica um pouco os trabalhos”.

Neste ano será realizada a ExpoPaial. “Vamos fazer um evento mais para valorizar o que temos no município e na região”. Nevio Mortari afirma que pretende entregar o município na melhor condição possível. “Paial estará em dia, com boa estrutura. Deixo aqui a minha gratidão a todos. Estamos orgulhosos de estar à frente da municipalidade. O Legislativo é parceiro. Nossa maior conquista é saber que fazemos aquilo que a sociedade espera”, finaliza.

O presidente da Câmara de Vereadores, Darlan Kerschner, cita que “estamos em pleno desenvolvimento econômico e social. Hoje temos várias empresas instaladas, o que gera emprego e renda. Há várias obras públicas que agregam valor ao município e trazem qualidade de vida e bem-estar”. Entre as prioridades, segundo o presidente, deve estar a atenção as estradas do interior. “Sabemos que é uma época difícil por conta das chuvas volumosas dos últimos dias e do Inverno”.

Darlan aproveita para cumprimentar as pessoas que ao longo da história ajudaram a construir Paial.


Festividades

O principal evento dos 28 anos de Paial acontece neste domingo, dia 2 de julho, em linha Ponte Preta. Haverá jogos, almoço, corte do bolo, apresentação da Orquestra Municipal e matinê com a banda Indexão. No dia 4 de julho é feriado municipal. No dia 8 tem festa julina do Cempa no Centro de Eventos. No dia 16 de julho, finais do Municipal de Suíço. E em setembro terá a Quinta Expo Paial.

Segunda etapa em fase de conclusão Anterior

Segunda etapa em fase de conclusão

A força da união que ajuda a mover a economia Próximo

A força da união que ajuda a mover a economia

Deixe seu comentário

Geral