logo RCN

Segunda etapa em fase de conclusão

  • - Coleta deve ser concluída neste final de semana

Roteiro de recolhimento atende todo o território do município

A coleta de lixo reciclável em Seara está na segunda etapa do ano e deve ser concluída neste fim de semana. O roteiro atende 100% do território searaense.

As secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, Interior e Saúde estão envolvidas na atividade. Conforme o secretário municipal da Agricultura, Renato Tumelero, na semana passada a coleta foi feita na área de abrangência dos distritos de Caraíba e Nova Teutônia. “O volume, comparado com as coletas anteriores, foi um pouco inferior. O principal problema observado foi o lixo mal acondicionado. Estava espalhado em alguns pontos, pois ficou em sacas de pouca resistência. De maneira geral, tudo transcorre dentro da normalidade. Acredito que até este fim de semana seja concluída esta etapa”.

No total são quatro etapas no ano, com a coleta acontecendo a cada três meses. Em cada etapa todo município é contemplado. “Em geral o recolhimento acontece nos meses de março, junho, setembro e dezembro”. O lixo é levado para a empresa Ronetran, que faz a separação e dá a destinação adequada para os materiais coletados. “Não fazemos o recolhimento de itens como frascos de agrotóxico, pilhas, lâmpadas e fraldas. Ou seja, materiais não recicláveis”. Existem três ou quatro pontos de depósito por comunidade. “As agentes de saúde informam a data e é feito o depósito dos materiais pelos agricultores para posterior coleta”.

Os frascos de agrotóxico, por exemplo, devem ser devolvidos pelo produtor no estabelecimento onde ele fez a compra do produto.


Armazenamento

O secretário da Agricultura de Seara, Renato Tumelero, orienta para que o lixo reciclável seja colocado em embalagens maiores e mais rígidas, como caixas de papelão ou plástico, o que facilita o carregamento e evita dispersar o material.

CONTORNO - Projeto está na Câmara de Vereadores Anterior

CONTORNO - Projeto está na Câmara de Vereadores

Paial comemora 28 anos de emancipação Próximo

Paial comemora 28 anos de emancipação

Deixe seu comentário

Geral