logo RCN

Preparação para o mercado

  • - Jovens têm quatro opções de cursos e sete qualificações à disposição no Senai

Mundo Senai mostra o foco dos alunos nas tecnologias

Um mundo de possibilidades e oportunidades. Crianças, jovens e adultos integrantes dos cursos técnicos e profissionalizantes, das qualificações e aprendizagens do Sesi/Senai apresentaram nesta semana, os projetos em desenvolvimento, as pesquisas realizadas e o conhecimento adquirido nos 11 cursos em andamento em Seara.
O Mundo Senai foi realizado nas dependências do Centro Integrado Escola Comunidade José Gaida Filho (CIEC), do bairro Bela Vista, onde as instituições de ensino estão instaladas. Adolescentes do oitavo e nono anos, além do ensino médio das escolas de Seara e toda a região, puderam conferir de perto as inovações da indústria e o uso das tecnologias disponíveis no mercado do trabalho.
Foram inúmeros exemplos de ensino e profissionalização. Os jovens Artur Mocelin e Leonado Nardi, de 17 anos, são alunos da EEB Raimundo Corrêa e fazem o curso técnico em Eletromecânica do Senai. Com amplo conhecimento e habilidade, eles demonstraram como é possível usar a tecnologia para acompanhar o funcionamento de um motor. A temperatura e a voltagem são medidas através de um aplicativo que mostra em tempo real o desempenho do equipamento. Na prática, o sistema indica, entre outras coisas, quando há uma sobrecarga no motor e a necessidade de manutenção. Assim, os problemas e danos podem ser evitados com o implemento da tecnologia, que pode ser empregada em diversos setores, como na suinocultura, para acompanhar a temperatura de um crechário, por exemplo.
Também estiveram em evidência no Mundo Senai, as inovações da robótica, a impressora 3D, a programação de sites, a segurança no trabalho, os trabalhos desenvolvidos pelas turmas do EJA e da Creche Seara Sonho, entre outras atividades realizadas pelo Sesi/Senai no município. Atualmente, são quatro cursos técnicos em andamento, sete qualificações, nove turmas de aprendizagem industrial, nove turmas de EJA, 37 turmas de robótica e oito turmas de creche em Seara.

A coordenadora local do Sesi/Senai, Ivana Cerutti, afirma que “estamos muito satisfeitos. O público foi bem significativo com cerca de 800 visitantes, de municípios vizinhos, bem como do ensino médio de Seara, Apae, autoridades e empresários. Enfim, foi algo que marcou o nosso início nesse novo espaço. Conseguimos mostrar para o púbico a qualidade do que nós entregamos. Foi algo bem grandioso para nós”.

Desenvolvimento e sustentabilidade Anterior

Desenvolvimento e sustentabilidade

Alerta na segurança pública Próximo

Alerta na segurança pública

Deixe seu comentário

Geral