logo RCN

Presença foi intensa

Tiro de laço, provas campeiras, música tradicionalista, animação e o tempo agradável fizeram do domingo, 13, um dia especial para as centenas de pessoas que passaram pelo parque do CTG Seara e Pampa.

O patrão do Centro de Tradições Gaúchas, Jerson Brusamarello, destacou que o público foi superior ao registrado no ano passado. Avaliou a 29ª edição do Rodeio Crioulo como "excelente". Disse que "o público foi maior, apesar de vendermos menos bebida. A feijoada superou nossas expectativa e o fandango também foi bom. As pessoas foram para o CTG, assistiram as provas e aproveitaram a programação. Não tivemos problemas". Acrescenta que apenas na domingueira o número de pagantes foi inferior ao registrado no ano anterior.
Jerson Brusamarello informou que os levantamentos ainda estão sendo feitos pela patronagem, mas que de uma forma geral o Rodeio foi positivo. Ressaltou que houve boa participação também nas competições de equipes campeiras. O vencedor do laço vaqueano foi o CTG Marca da Ferradura, de Xaxim, e no Troféu Cidade quem levou a melhor foi o CTG Espelho da Tradição de Xanxerê. "Essas são as principais competições, mas tivemos outras, inclusive para a criançada".
No domingo à tarde, o público presente se divertiu com as provas de gineteada em ovelhas. Para os pequenos e a gineteada dos adultos. As crianças aproveitaram para dar um show em cima das ovelhinhas e, apesar dos tombos, mostraram muita habilidade, atestando que a tradição gauchesca tem adeptos em todas as idades. 
Na gineteada adulto os peões tentaram dominar os cavalos e as éguas xucras e novamente fizeram um belo espetáculo. As provas improvisadas possibilitaram ao público interagir com a peonada na cancha do Seara e Pampa.
O peão SigmarColling, de Concórdia, revela que participa de rodeios há muitos anos e que em poucos lugares se vê a quantidade de pessoas participando como no CTG Seara e Pampa. "Aqui o pessoal participa no sábado e no domingo. O parque sempre está cheio, o que não se vê em outros locais. Na Ave Maria também há interação. É muito legal e é fruto do trabalho do CTG Seara e Pampa".Colling reforça que todos os anos participa da programação searaense e que a comitiva do CTG Amigos de Concórdia era formada por 10 pessoas. "É muito bom o rodeio aqui. Bem organizado, divulgado e somos bem atendidos". Eles participaram de diversas provas campeiras.
Oração da Ave Maria emocionou os presentes
A 29ª edição do Rodeio Crioulo interestadual do CTG Seara e Pampa, além de empolgar o público presente com as mais diversas provas campeiras realizadas na cancha de laço, também mexeu com os sentimentos dos searaenses e da população de toda a região que acompanhou a Oração da Ave Maria. Como já é de praxe em todos os rodeios, o sábado mais uma vez foi um dos dias de maior movimentação no evento. Já pela manhã houve provas de laço e ao meio-dia a tradicional feijoada no galpão do CTG. Mas o ponto alto foi no fim da tarde, com abertura oficial do evento, que reuniu autoridades locais, patronagem e representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Por volta das 18h iniciou a Oração da Ave Maria. Neste ano o momento de reflexão foi em homenagens às mulheres pela passagem do seu dia, em 8 de março. A imagem de Nossa Senhora Aparecida recebeu destaque especial.O patrão do CTG Seara e Pampa, Jerson Brusamarello, enfatizou o momento dedicado não só às mulheres, mas à família como um todo que se fez presente evento. "O diferencial mais uma vez foi a emoção das pessoas, principalmente das prendas. Muita gente se emocionou e a reação do público foi a melhor possível. É um momento  ímpar, sensacional". O sábado ainda contou com programação especial no galpão, com apresentações e fandango.
 

Anterior

Mudança no tempo

Próximo

Cobranças aos governos

Deixe seu comentário

Geral