logo RCN

Primavera chega com altas temperaturas

  • - Colorido das árvores e plantas dão um tom especial para a nova estação

Inicia na próxima sexta-feira a Primavera 2017 às 17h02 e termina em 21 de dezembro de 2017.

A Primavera é a estação que antecede o Verão. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelo desabrochar das flores e pelo aquecimento das temperaturas.
De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri Ciram), a previsão é que a nova estação seja mais quente e com chuvas abaixo da média. O meteorologista Clóvis Corrêa explica que em setembro deve predominar um padrão mais seco no Estado, com chuva abaixo da média climatológica e risco de queimadas frequentes.
Em outubro e novembro há previsão de chuva mais frequente e aumento do volume, resultando em valores próximos à climatologia. "Na Primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania sem Santa Catarina, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, bem como períodos de estiagem".
Também são caraterísticas de Inverno/Primavera: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade. "O problema maior que a gente está esperando é o aumento no número de queimadas devido ao período de pouca chuva e pelo clima estar mais seco". Informa que o Estado sofre a influência de um bloqueio atmosférico no Pacífico Sul. "Isso tem feito com que as condições climáticas fiquem mais secas".
Conforme a previsão do Fórum Climático - Epagri/Ciram, IFSC, UFSC, NSC, Alertablu e AGF - setembro e outubro marcam a transição Inverno/Verão, dando início às chuvas de Primavera com totais mensais mais elevados. Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em outubro, com acumulados de 210 a 280 milímetros no Oeste e Meio-Oeste e de 140 a 180 milímetros do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui, com valores de 130 a 180 milímetros em média, no Estado.
Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente a passagem de frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão e também dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio-Oeste. Na segunda quinzena de novembro inicia o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de Verão.
Ainda segundo o Fórum Climático, a previsão é de temperatura próxima a acima da média climatológica no trimestre. No decorrer da Primavera o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera períodos mais aquecidos.
INVERNO
Clóvis Corrêa destaca que o Inverno teve um volume de chuva abaixo da média. "O frio foi muito concentrado em alguns períodos. Em maior parte da estação não foi tão frio. Foi marcado também por período mais secos", finaliza o meteorologista.

Nova linha beneficiará a JBS Anterior

Nova linha beneficiará a JBS

Programação diversificada Próximo

Programação diversificada

Deixe seu comentário

Geral