logo RCN

Programação diversificada

  • - Projeto foi exposto na Câmara de Vereadores

A semana foi de palestras e atividades para propagar o Setembro Verde em Seara.

Na segunda-feira representantes do Fórum da Entidades da Agricultura participaram da Tribuna Popular na Câmara de Vereadores. Um dos coordenadores da programação, Valdir Magri, destacou os assuntos abordados nas edições anteriores, como alimentação saudável, a água e, neste ano, tema voltado a sementes.
Valdir Magri reforçou a importância de manter a biodiversidade. Afirmou que até 2050, 21% das plantas correm o risco de desaparecer.  "Mudanças climáticas, desmatamento e uso de produtos tóxicos são alguns dos fatores que contribuem para isso. Existem 10 mil espécies comestíveis de sementes, mas 85% da produção estão concentrados em arroz, trigo, milho e soja".
De acordo com a apresentação na casa legislativa, Magri ainda falou sobre o tipo das sementes. "Crioulas são as produzidas de forma natural. As híbridas que foram aperfeiçoadas. E as transgênicas que ainda gera dúvidas e preocupação". Ressaltou também que "as sementes são patrimônio da humanidade".
Lideranças da igreja católica, como ministros, catequistas e membros das pastorais, também foram envolvidos na programação do Setembro Verde nesta semana."O objetivo é informar as lideranças sobre a campanha. Passar um pouco do trabalho realizado para as lideranças trabalharem nas comunidades e bairros" explicou Valdir Magri.
Na segunda-feira o encontro foi com as lideranças do município e aconteceu no Auditório Padre Lídio, ao lado da Igreja Matriz. Os trabalhos foram coordenados pelo voluntário da campanha, Valdir Canossa. Ele apresentou o histórico do programa, o lema deste ano que é "Que sementes tu plantas?" e a programação do mês. Declarou que o lema vai além das sementes que germinam na terra e envolve também as sementes plantadas no dia a dia com ações e atitudes. "Cada dia plantamos sementes na vida e na terra".
O Fórum das Entidades também levou para a Avenida Anita Garibaldi o Setembro Verde. Durante todo o trajeto distribuíram sementes. As atividades continuam neste final de semana com a participação na Romaria da terra e da água em Tubarão.
Na quinta-feira, 14, representantes da campanha participarão da VIII Jornada Pastoral da Saúde que acontece no Centro Comunitário. No dia 15 serão retomadas as palestras nas escolas e no dia 17 estarão na Romaria de Nossa Senhora de Salette. No dia 21 haverá novamente palestras nas escolas e no dia 23 será realizada a Trilha Mistagógica em Caraíba.
Programação
As atividades serão encerradas com a realização do II Seminário Estadual Setembro Verde no dia 29 no Centro Comunitário, a partir das 13h. O evento estadual é desenvolvido em parceria com a Alesc, Instituto Federal e UFFS.

Primavera chega com altas temperaturas Anterior

Primavera chega com altas temperaturas

Demonstração de patriotismo Próximo

Demonstração de patriotismo

Deixe seu comentário

Geral