logo RCN

Produção de novos gêneros textuais

  • - Iniciativa foi compartilhada com a comunidade escolar

EEB SEARA Alunos com autonomia e habilidade para trabalho em equipe se desenvolvem mais e melhor.

Um jeito novo e diferenciado de promover o ensino nas escolas. Uma forma mais atrativa, que gere mais engajamento dos estudantes, e, principalmente, a absorção do conhecimento.

Este é o desafio dos educadores da atualidade e também o objetivo dos professores da Escola de Educação Básica Seara Maira Mônica Gabriel (Língua Portuguesa), Analice Barufke (História) e Leo Cezar Padova (Sociologia e Projeto de Vida). Juntos, eles promoveram mais uma atividade interdisciplinar com os alunos do Ensino Fundamental e Médio da instituição.
Dentre os objetivos estão relatar, divulgar e melhor compreender os conteúdos trabalhados durante o primeiro trimestre nas respectivas disciplinas. Além disso, produzir novos gêneros textuais, conhecer o jornal impresso de circulação regional, divulgar assuntos de interesse dos estudantes e proporcionar momentos de leitura das produções a todos os alunos do educandário.

A professora Maira contou que foram escritas matérias diversificadas, tendo como leitura motivadora e modelo para as produções o jornal Folhasete. Os trabalhos foram dispostos em espaço de circulação dos alunos, para que eles tivessem fácil acesso e fizessem a leitura das produções. A atividade promoveu a integração das disciplinas, retomando os conteúdos estudados no primeiro trimestre. “A iniciativa fortaleceu a autonomia dos estudantes ao selecionarem os conteúdos para as matérias, produzindo diferentes gêneros textuais. Também foi importante para conhecer os anseios dos alunos, já que uma das sugestões era fazer o anúncio da profissão que o colega quer ter no futuro”.


Resultado

Na opinião da aluna Letícia Ebbing, que participou diretamente da atividade, a avalição foi altamente positiva. “A experiência de fazer um jornal escolar, colocar nossas opiniões, expor nossas ideias, aprofundar assuntos desconhecidos e demonstrar aprendizagens faz com que possamos desenvolver a educação e a comunicação. Adquirimos conceitos importantes, como responsabilidade, organização, disciplina e comprometimento. O jornal escolar é uma excelente maneira de ajudar os estudantes no treino e no aprimoramento da escrita, da leitura e da comunicação. Através deste trabalho tivemos a chance de desenvolver as nossas habilidades para trabalhar em equipe, aprendendo a gerenciar o nosso tempo e a cumprir prazos também fora da sala de aula”.

Moacyr Tedesco reeleito até 2025 Anterior

Moacyr Tedesco reeleito até 2025

Andreia Santin é a nova presidente Próximo

Andreia Santin é a nova presidente

Deixe seu comentário

Geral